quinta-feira, 1 de junho de 2017

PARLAMENTO GAÚCHO HOMENAGEIA AMM PELOS 50 ANOS.

AMM é homenageada pelo Parlamento Gaúcho com a Medalha da 54ª Legisatura

AMM é homenageada pelo Parlamento Gaúcho com a Medalha da 54ª Legisatura
Brasil Antonio Sartori, Laureano Schoffen e Eduardo Loureiro

Mais um momento histórico marcou as comemorações alusivas ao aniversário de 50 anos da Associação dos Municípios das Missões (AMM), criada em 28 de maio de 1967. A entidade foi homenageada com a Medalha da 54ª Legislatura durante o Grande Expediente na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, na tarde de quarta-feira (31/5). O proponente da distinção foi o deputado Eduardo Loureiro (PDT), que por duas vezes presidiu a Associação. "Desde a sua fundação, a AMM é uma entidade associativa com profícuos serviços prestados na caminhada do municipalismo em defesa do ente federativo mais importante: o município. Onde de fato, a vida acontece", ressaltou Loureiro.

Da tribuna do Plenário 20 de Setembro, o parlamentar rememorou pleitos que vêm desde 1967, como a ponte internacional Porto Xavier/San Javier, acessos asfálticos, recuperação de rodovias, e demais áreas de atuação que integram as constantes reivindicações da AMM, em benefício do desenvolvimento local e regional. "É com base na peculiar formação que compõe a história da região das Missões, que a AMM moldou sua trajetória de lutas e conquistas, norteada pela capacidade de integração e articulação de todos os presidentes que conduziram a entidade, ao longo destes 50 anos de existência", destacou Eduardo Loureiro.

Casa do Povo
Idealizador e um dos fundadores da AMM, Laureano Alberto Schoffen foi um dos homenageados e fez questão de reiterar que desde os primórdios da Associação, a união dos municípios tem sido a marca da entidade. "Pelo que tenho conhecimento, esta é a primeira vez que a Associação recebe uma honraria do Parlamento Gaúcho. Trata-se de um reconhecimento muito importante da Assembleia Legislativa, a Casa do Povo, às atividades realizadas pela AMM", salientou Laureano, que aos 92 anos segue atuando na Secretaria Executiva. O reencontro de Laureano Schoffen com Porfírio Peixoto, depois de 40 anos, foi um os momentos marcantes do evento. Ambos integraram a primeira diretoria da AMM, em 1967, e relembraram fatos decisivos na história da Associação.

Vencendo desafios
Com mesma relevância, o atual e 40º presidente da Associação dos Municípios das Missões, Brasil Antonio Sartori (PP), de Entre-Ijuís, reforçou que um dos principais fatores que mantêm a AMM cada vez mais forte, é a união e mobilização dos prefeitos, vereadores, empresários, lideranças e comunidade missioneira. "Neste meio século de existência a AMM obteve significativas conquistas, graças a soma de esforços que vão ao encontro de ações que promovam o bem estar da população. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas seguiremos trabalhando em conjunto por melhorias nos 26 municípios da região", assegurou Sartori, que ao lado de Laureano Shoffen, recebeu a medalha em nome dos 26 municípios da região.
O presidente da AMM e o deputado Eduardo Loureiro ressaltaram que no decorrer destes 50 anos, entre outras áreas de atuação, o turismo missioneiro teve expressivos avanços por meio do Departamento de Turismo (Detur), como o Caminho das Missões e a Ruta Jesuítica Internacional. De acordo com eles, com a retomada dos voos no aeroporto de Santo Ângelo, a partir de 3 de julho, a expectativa é de que aumente, consideravelmente o fluxo de turistas na região.

Também participaram do ato o vice-presidente da AMM e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto (PMDB); a secretária da Associação e prefeita de São Paulo das Missões, Noeli Ruwer (PMDB); os prefeitos de Salvador das Missões, Daniel Gorski (PT); de Ubiretama, Ildo Leske (PDT) e de Snto Ângelo, Jacques Barbosa (PDT); os ex-presidentes da AMM, Fabiam Thomas (Giruá); Mário Nascimento (São Miguel das Missões), que na ocasião representou a Famurs; Ernani Sphor (Salvador das Missões); o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Porfírio Peixoto, que integrou a primeira diretoria da AMM; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; o presidente da Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Carlos Cardinal, entre outros.

Em apartes, manifestaram-se os deputados Ciro Simoni (PDT); Jeferson Fernandes (PT); Zilá Breitembach (PSDB); Edson Brum (PMDB); Frederico Antunes (PP); Aloísio Classmann (PTB); Juliano Roso (PC do B); Edegar Pretto (PT); Missionário Volnei (PR), e deputado Bombeiro Bianchini (PPL).

Site AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...