terça-feira, 13 de junho de 2017

AMM BUSCA RECURSOS JUNTO AO GOVERNO FEDERAL.

AMM busca recursos do governo federal para ajudar municípios
12 de Junho de 2017
AMM busca recursos do governo federal para ajudar municípios
(esquerda) Prefeito de São Nicolau, presidente da AMM, prefeito de Dezesseis de Novembro, prefeito de Garruchos e ao fundo de colete amarelo o ministro da Integração Nacional e outras autoridades.

Em apoio aos prejuízos contabilizados na região por causa das chuvas, além do pedido da Famurs, também a AMM solicitou ao ministro da Integração Nacional 100 mil reais a fundo perdido.

Novamente, a Associação dos Municípios das Missões (AMM) esteve na capital gaúcha para reivindicar auxílio aos municípios missioneiros, que foram fortemente prejudicados pelo excesso de chuvas. Desta vez, o encontro, que ocorreu na sede da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), na tarde de segunda-feira (12), contou com a presença dos ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, senadores, deputados e outras lideranças estaduais e federais.

Situação de emergência
Na região das Missões é grande o prejuízo e os estragos ocasionados pelas enxurradas, especialmente nas estradas e na agricultura. Dos 26 municípios missioneiros, 15 já decretaram situação de emergência: Bossoroca, Cerro Largo, Entre-Ijuís, Garruchos, Guarani das Missões, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Nicolau, Ubiretama e Vitória das Missões. "A meu pedido, em nome da AMM solicitamos ao governo federal o valor de 100 mil reais a fundo perdido, em apoio aos municípios da região que necessitam de auxílio imediato", explicou Brasil Antonio Sartori, presidente da Associação dos Municípios das Missões e prefeito de Entre-Ijuís.

A Famurs entregou documento oficial ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, explanando que 151 municípios do RS estão em situação de emergência e mais de 94 atingindos pelas enchentes, totalizando um prejuízo de aproximadamente R$ 339.200.675,00 (trezentos e trinta e nove milhões duzentos mil, seiscentos e setenta e cinco reais). Neste sentido, entre outras revindicações, a Federação solicitou de forma emergencial a liberação desta quantia através de Medida Provisória, para a recuperação da infraestrutura pública atingida (estradas, pontes, pontilhões e boeiros) kits de ajuda humanitária, auxílio às famílias desabrigadas, recuperação do solo degradado e ações de recuperação de danos nas regiões mais afetadas pelas fortes chuvas, por meio de convênios a serem celebrados diretamente com os municípios.

Pressão Política
Cerca de 300 prefeitos gaúchos que participaram do encontro uniram forças e fizeram pressão política, muitos deles, indignados com situações anteriores que não foram solucionadas pela União e pelo Estado. Da região das Missões estiveram presentes o presidente da Associação e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori; os prefeitos de Garruchos, João Carlos Scotto; de Dezesseis de Novembro, Ademir Gonzato; de Santo Ângelo, Jacques Barbosa; de Roque Gonzales, João Haas; de Porto Xavier, Vilmar Kaiser; de São Nicolau, Ricardo Klein, além de vice-prefeitos e secretários municipais da AMM.
Fotos vinculadas
Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...