quinta-feira, 31 de agosto de 2017

SICREDI DOA MÓVEIS PARA O HOSPITAL DE CARIDADE AHCASA.

SICREDI DOA MÓVEIS PARA
O HOSPITAL DE CARIDADE
Ocorreu há pouco, no setor administrativo do Hospital de Caridade Serro Azul, em nossa cidade, a assinatura de um termo de doação do Sicredi União RS para a AHCASA (Associação Hospitalar de Caridade Serro Azul).
A cooperativa doou móveis e equipamentos, em perfeito estado de conservação, que não estavam mais sendo utilizados depois que ocorreu a inauguração da nova unidade de atendimento.
Estavam presentes ao ato, o presidente do Sicredi União RS, Enio Scheid, o presidente da AHCASA, Leonardo Terra Leite, o tesoureiro da AHCASA, Carmo Angst, o administrador do hospital, Ademir Hartmann e o gerente da unidade de atendimento da cooperativa, Heitor Muller.
Foram doadas 30 cadeiras escolares, seis cadeiras grandes, duas mesas para escritório em L, dois armários pequenos, dois armários de cozinha, uma mesa para reuniões, um fogão, uma mesa pequena, três aparelhos de ar condicionado (de gaveta) e um Hub Switch para rede.
Após a assinatura do termo de doação, Enio, Heitor e Luis Henrique Franqui, editor da Folha da Produção, fizeram uma visita ao novo bloco cirúrgico, que deve ficar pronto no mês de setembro, acompanhados pelos diretores e pelo administrador do hospital.

*matéria e foto facebook Luis Henrique Franqui

AMM NA ASSEMBLÉIA GERAL DOS PREFEITOS NA EXPOINTER.

Na Expointer, gestores da AMM participaram da assembleia geral de prefeitos gaúchos
31 de Agosto de 2017
Mudanças no plano de saúde do IPE esteve entre as principais deliberações

Atendendo a convocação da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), chefes do Executivo missioneiro estiveram presentes na Assembleia Geral de Prefeitos, nas dependências da 40ª Expointer, em Esteio. Organizado pela Famurs, o evento aconteceu na tarde de quarta-feira (30/8),  com a presença de aproximadamente 400 prefeitos e vice-prefeitos das 27 associações gaúchas.
Vice presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto destacou que “todos os assuntos tratados no encontro foram de suma importância para o dia-a-dia dos gestores municipais, em especial a questão da judicialização da saúde. Na próxima reunião mensal da AMM nós, prefeitos missioneiros que participamos do evento da Famurs na Expointer, estaremos fazendo um relato sobre todos os temas debatidos”, avisou Peixoto, que representou o presidente da AMM e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori.

IPE Saúde
Conforme anunciado na Assembleia Geral do Prefeitos, a Famurs, através da área técnica de Saúde, e o Instituto de Previdência do Estado (IPE) formaram um grupo de trabalho para discutir as mudanças nas alíquotas dos planos de saúde da autarquia. O objetivo das alterações é estancar a variabilidade dos valores cobrados das prefeituras e dos servidores, além de permitir a manutenção dos contratos com municípios. De acordo com o presidente da Famurs e prefeito de Rio dos índios, Salmo Dias, “essas alterações são positivas tanto para os municípios, quanto para o governo do Estado e, quanto antes entrarem em vigor, melhor para todos”.

Assinatura de Convênio Famurs/Puc – EAD da EGP, lançamento do Consórcio Estadual Famurs, judicialização dos repasses da Saúde/Regionalização dos Partos, assinatura protocolo Famurs/Corsan – Projeto Jovem Aprendiz e muitos outros temas municipalistas, pautaram os trabalhos. Ildo Leske, prefeito de Ubiretama, considerou relevante todos os painéis abordados, salientando que é sempre um alento ouvir o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, defensor das lutas municipalistas. “Também me chamou a atenção o entusiasmo e o comprometimento do presidente da Famurs, Salmo Dias, na busca por alternativas para sanar as problemáticas que afetam, principalmente, os pequenos municípios”, acrescentou Leske.

Representação da AMM
Além do vice-presidente da Associação dos Municípios das Missões e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto, do prefeito de Ubiretama, Ildo Leske, integraram a comitiva da Associação dos Municípios das Missões os prefeitos de Caibaté, Amauri Pires da Silva; Dezesseis de Novembro, Ademir Gonzato; Garruchos, João Carlos Scotto; Giruá, Ruben Weimer; Mato Queimado, Orlando Thomas; Porto Xavier, Vilmar Kaiser; São Nicolau, Ricardo Klein, que é direto do Detur; São Pedro do Butiá, Martinho Berwanger; Salvador das Missões, Daniel Gorski; Sete de Setembro, Marcio Politowski, entre outros prefeitos e vice-prefeitos missioneiros.

Fotos vinculadas
Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa-AMM

CAMPUS DA UFFS CERRO LARGO.

Campus Cerro Largo: participação em grupos de estudos colabora no crescimento acadêmico do aluno

Atualmente, o Campus está com 4 grupos em atividades

Assessoria Acadêmica do Campus Cerro Largo 
Publicado em: 31 de agosto de 2017 15h08min / Atualizado em: 31 de agosto de 2017 16h08min


Com o objetivo de realizar a troca de ideias e conhecimento sobre diversos assuntos ou mesmo se aprofundar em um tema específico, os grupos de estudos fazem uma vinculação entre o Ensino, a Pesquisa e Extensão nos cursos de Graduação de uma universidade. Atualmente, na UFFS – Campus Cerro Largo estão em atividade 4 grupos em diversas áreas do conhecimento: divulgação científica, linguística, relações étnico-raciais e literatura.
Grupo de estudo é um pequeno conjunto de pessoas, que inclui de 5 a 25 integrantes, além dos coordenadores, que se reúnem regularmente para discutir e aprofundar assuntos de interesse comum. Os grupos de estudos são abertos a toda comunidade acadêmica e regional e, para participar, o interessado deve entrar em contato com os coordenadores, a qualquer momento, ou seja, mesmo que as atividades já tenham iniciado. Na UFFS – Campus Cerro Largo atualmente estão em funcionamento quatro grupos.
A professora e coordenadora do Grupo de Leitura Interativa de Textos de Divulgação Científica, Judite Scherer Wenzel, explica que “o grupo ajuda muito na formação de leitores, pois oportuniza conhecer novos textos. A leitura não é algo mecânico, visto que o participante precisa se posicionar a frente do que leu, com isso são realizados debates e diálogos sobre a leitura”, explica.
Para os acadêmicos, os grupos oferecem a oportunidade de aprofundar alguns conteúdos que estão presentes na grade curricular dos cursos. A participante do grupo de Leitura Interativa, Camila Carolina Calpo, afirma que “a linguagem não é de um livro didático, uma vez que tem uma abordagem com aspectos históricos e culturais, trabalhando com os conceitos que se utiliza no dia a dia. Então, a leitura aproxima os leitores do texto, com a sua forma de interpretar com os seus conhecimentos que já se possui”, diz.
Segundo o professor e coordenador do Grupo Relações étnico-raciais na Educação Básica, Demétrio Alves Paz, “os grupos de estudos ajudam na pesquisa, pois instigam nos alunos a vontade de ler mais, estudar mais e conhecer coisas diferentes para se aprofundar em um assunto”, destaca o professor.
No final do ano passado dois grupos concluíram suas atividades. O Grupo de estudos de Manejo Integrado de Doenças (GEMID – UFFS)”, coordenado pela professora de Agronomia, Juliane Ludwig, e o Grupo de Estudos Verbais de Língua Espanhola, coordenado pela professora Neiva Maria Graziadei Fernandes.
Ainda, no dia 10 de agosto, iniciaram as atividades do Travessia – Grupo de Estudos em Linguagem, coordenado pela professora Ana Cláudia Porto cujas reuniões serão todas as quintas-feiras
Como criar um grupo?
Qualquer servidor (professor ou técnico-administrativo) da UFFS pode criar um grupo de estudos. A legislação que normatiza essas atividades é a Resolução nº 3/2017 – CONSUNI/CGRAD. Eles podem ser institucionalizados a qualquer momento, ou seja, não dependem de abertura de editais como é caso dos Grupos de Pesquisa. A participação em grupos desta natureza garantem certificação àqueles que tiverem, no mínimo, 75% de presença. Mais detalhes podem ser acessados por meio do contato com a Diretoria de Pesquisa da UFFS.
No momento, estão em atividade na UFFS – Campus Cerro Largo, os seguintes grupos de estudos:
"Literatura em Questão”
Servidor responsável: Pablo Lemos Berned.
Encontro: quinzenalmente, às sextas-feiras, no Laboratório de Estudos Literários, na sala 305 do Bloco A, às 14 h.
Carga horária: 80h.
Término das atividades: dezembro de 2017.
Contato pelo e-mail: pablo.berned@uffs.edu.br.
“Relações étnico-raciais na Educação Básica”
Servidor responsável: Demétrio Alves Paz.
Encontro: às terças-feiras, no Laboratório de Estudos Literários, na sala 305 do Bloco A, ás 14 h.
Contato pelo e-mail: demetrio.paz@uffs.edu.br
“Grupo de Leitura Interativa de Textos de Divulgação Científica”
Servidor responsável: Judite Scherer Wenzel.
Encontro: últimas terças-feiras de cada mês, no laboratório 106 de Ensino de Ciências, das 14 h às 16 h.
Carga Horária: 4 horas semanais – 2 horas presenciais e mais 2 horas para leitura individual.
Término das atividades: Previsto para o final deste ano, caso o grupo achar conveniente, se fará uma nova proposta para 2018.
Contato pelo e-mail: juditescherer@uffs.edu.br
"Travessia – Grupo de Estudos em Linguagem"
Servidor responsável: Ana Cláudia Porto 
Encontros: às quintas-feiras, a partir das 14h, no Laboratório de Linguística (Bloco A). 
Carga Horária: 64 horas. 
Contato: ana.porto@uffs.edu.br

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

MISSÕES PELA VIDA EM NOVEMBRO NA SEDE DA AMM

No Outono da Vida: culminância do projeto Missões pela Vida será em novembro na sede da AMM
30 de Agosto de 2017
Por seu legado social, o projeto Missões pela Vida, coordenado pelas primeiras-damas das Missões, vem dando muito certo, pois já está em sua 19ª edição. Os temas norteadores sempre afloram a reflexão e conscientização sobre questões essenciais para os dias atuais e para as gerações futuras. NO OUTONO DA VIDA. Este é o tema que está sendo desenvolvido nos 26 municípios missioneiros, neste ano de 2017.

Os trabalhos, que estão sendo realizados pelas secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Educação, são direcionados às pessoas a partir dos 50 anos de idade, mas interagindo com jovens e crianças para possibilitar convívio e harmonia entre diferentes faixas etárias.

Etapas municipais
Mensalmente, as primeiras-damas se reúnem para definir as próximas etapas das atividades. Neste mês de agosto, dia 25, o encontro ocorreu em Entre-Ijuís, terra da presidente da Associação das Primeiras-Damas das Missões, Iara Sartori. De acordo com ela, “primeiro haverá uma culminância em cada município, quando será escolhida a poesia a nível municipal. Em novembro, com pré-agendamento para o dia 22, acontecerá a culminância regional do projeto Missões pela Vida – No Outono da Vida, no período da tarde, na sede da AMM, em Cerro Largo”.

No Outono da Vida
Durante assembleia da AMM/Funmissões, no dia 25/8, em Entre-Ijuís, a primeira-dama anfitriã exibiu um vídeo que mostrou o andamento dos trabalhos nos municípios missioneiros. Além disso, o coral de Entre Ijuís, formado por pessoas com mais de 50 anos, encantou o público ao cantar a música Querência Amada. A proposta do projeto é chamar as pessoas, em especial os homens desta faixa etária, para que se cuidem, se valorizem e socializem sua vida diária.

“Neste pensamento de socialização, primeiras-damas, equipes das secretarias municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde, estão atuando em várias frentes para este grande evento em novembro, que promete fechar com chave de Ouro a 19ª edição do projeto Missões pela Vida”, destacou a presidente das Primeiras-Damas das Missões, Iara Sartori. Vale citar um dos enfoques que simbolizam o tema do projeto, No Outono da Vida. “O sábio não é aquele que teme o envelhecimento e a morte, mas aquele que pratica a prudência, a honra e a justiça até o fim”. (Pensador Grego, Sêneca)
Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa-AMM

terça-feira, 29 de agosto de 2017

AMM viabilizou estratégia para garantir mais segurança nos municípios missioneiros

AMM viabilizou estratégia para garantir mais segurança nos municípios missioneiros
29 de Agosto de 2017
Gestores da região serão previamente informados quando houver necessidade de remoção de policiais. Questões previdenciárias e outros temas relevantes foram debatidos na reunião em Entre-Ijuís.
A segurança pública não é mais preocupação apenas dos grandes centros. As cidades de pequeno e médio porte também estão atentas, justamente para evitar o avanço de problemas mais graves. O que fazer a partir de agora, foi o tema que norteou os debates na assembleia mensal da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), que ocorreu em Entre-Ijuís, no último dia 25.
Com cinquenta anos de existência, a Associação dos Municípios das Missões tem se fortalecido a cada dia, na constante busca de alternativas para o desenvolvimento econômico e social dos 26 municípios missioneiros. Também na atual gestão, todos os setores têm recebido a mesma atenção do presidente da Associação, Brasil Antonio Sartori, bem como de todo o colegiado de prefeitos integrantes da AMM.
PORTA-VOZ DAS COMUNIDADES
Conforme entendimento da AMM com o diretor estadual do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Fernando Sodré, ficou acertado que antes da remoção de policiais em algum município missioneiro, o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores, serão previamente comunicados. "Sabemos que trata-se de uma atribuição necessária, mas ainda assim, é preciso que seja ouvida a voz do povo, por intermédio do prefeito, que é o porta-voz das comunidades", ressaltou Sartori, que é chefe do Executivo de Entre-Ijuís, evidenciando: "precisamos estar sempre informados para darmos uma satisfação à população, que é quem nos paga".
O diretor do Departamento de Policia do Interior garantiu seu comprometimento com a AMM, destacando que todos os delegados regionais, primeiramente devem ir até os prefeitos para explicar pessoalmente a situação, quando se fizer necessária qualquer remoção de policiais. "Na segurança pública, esta parceria com as prefeituras é fundamental para que possamos cumprir nossa missão. No que depender de mim e da equipe regional do DPI, afirmo, com toda a certeza, que sempre haverá esta interlocução com o prefeito", enfatizou o delegado Fernando Sodré. Delegados regionais participaram da assembleia, inclusive a delegada de Entre-Ijuís, Elaine Maria da Silva, que elogiou a iniciativa da AMM, evidenciando que a segurança deve ser uma preocupação das autoridades e da sociedade.
NOVAS DELEGACIAS
O diretor do DPI salientou que em breve deverá se anunciado pelo governo do RS, a criação de uma Delegacia para Crimes Rurais, que atuará em toda a região das Missões. E, dependendo dos resultados, deverá ser instituída, também na região missioneira, uma Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec). No Estado tem 11 Defrec, e na região Noroeste não tem nenhuma. As mais próximas ficam em Passo Fundo e Santa Maria.
A CADA 9 MINUTOS
Sodré fez uma aprofundada explanação sobre a situação caótica da segurança pública no Brasil, destacando que, a cada 9 minutos, morre uma pessoa no país, vítima de crime violento. Segundo ele, estes e outros dados, estarrecedores, estão disponíveis no anuário da segurança pública. "Temos um problema sério no Brasil e precisamos enfrentá-lo, também com o apoio e conscientização da sociedade".
LIDERANÇAS UNIDAS, REGIÃO FORTE
Prefeito anfitrião, Brasil Antonio Sartori agradeceu o empenho do vice-prefeito, secretários municipais, servidores e demais organizadores da assembleia da AMM em Entre-Ijuís. "Optamos por sediar a assembleia, em nome do povo de Entre-Ijuís e para dar maior visibilidade à nossa cidade", disse o dirgente da AMM, agradecendo a presença de todos os participantes. "Estamos aqui para prestar serviço público e devemos fazê-lo da melhor forma possível", afirmou Sartori.
Presidente da Associação dos Municípios do Panalto Médio (Amuplam) e prefeito de Coronel Barros, Edson Arnt esteve presente em mais um encontro da AMM. “O que notamos nos últimos tempos é que o tema segurança público se tornou essencial para a população. Pois não adianta ter saúde, educação e não ter segurança”, disse Arnt, ao reafirmar que “a Amuplam está junto em todas as lutas da AMM, já que os problemas mudam de cidade, mas são os mesmos; uns em maiores e outros em menores proporções”.
Com o mesmo entusiasmo, o presidente da Associação dos Legislativos das Missões (ALM), vereador José Milczarek, reiterou o apoio, em nome de todos os vereadores missioneiros. “A AMM, assim como a ALM, tem demonstrado total responsabilidade em suas ações. E nós, vereadores, temos que assinar embaixo deste trabalho dos prefeitos da nossa região, nas pautas junto às autoridades estaduais e federais. O Legislativo das Missões tem atuado de forma centrada, e se precisarem do reforço da ALM tenham a certeza de que faremos a nossa parte, sempre pensando na população missioneira. Parabéns presidente Sartori, parabéns prefeitos, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido”, frisou Milczarek.
Sempre presente nas assembleias da AMM, o deputado estadual, Eduardo Loureiro, que preside a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, destacou que tem como missão atuar em cima da agenda estratégica da região. “As duas associações, ALM e AMM, estão trabalhando de forma articulada. A nossa causa é comum, pois temos uma série de investimentos que precisamos canalizar para a região. E isso só vai acontecer se exercitarmos a capacidade de atuarmos de forma conjunta, independente de quaisquer diferenças. O que importa é a região. Esta é a causa que move a todos nós”, afirmou Loureiro.
PROJETOS TURÍSTICOS
Diretor do Departamento de Turismo (Detur) da Funmissões e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein entregou ao presidente da AMM o livro do Plano Estratégico do Desenvolvimento da Região, que recebeu das mãos do presidente do Corede Missões, José Cláudio Lourega Reis. “Posteriormente todos os prefeitos da região também vão receber um exemplar”, avisou Klein, salientando a importância da mobilização dos gestores municipais e do setor de turismo das Missões, para que o turismo, pela primeira vez, ficasse entre as três demandas contempladas na Consulta Popular.
MÉRITO COLETIVO
Klein convidou a todos para que participem da próxima reunião do Detur, no próximo dia 5 de setembro, em São Miguel das Missões, quando, mais uma vez, estará entre os destaques o grande momento que vive a região das Missões na área do turismo. “As ações de fomento ao turismo, tanto as consolidadas como que estão em andamento, se devem, não somente ao trabalho da atual gestão do Detur, mas de todos os dirigentes e demais envolvidos no setor, que atuam desde a criação do Detur/Funmissões para expandir o turismo dos 26 municípios da AMM”, reconheceu o diretor do Departamento de Turismo, Ricardo Klein.
NO OUTONO DA VIDA
A presidente da Associação das Primeiras-Damas das Missões, Iara Sartori, fez uma relato e exibiu um vídeo sobre o andamento, nos 26 municípios, do “Projeto Missões pela Vida”, que tem como tema “No Outono da Vida”. Os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos têm como público-alvo pessoas a partir dos 50 anos de idade. “A proposta é chamar as pessoas, em especial os homens desta faixa etária, para que se gostem, se cuidem e socializem sua vida diária. E, neste pensamento de socialização, temos várias áreas de atuação do projeto”, explicou Iara. Como demonstração deste trabalho, o coral de Entre-Ijuís, composto recentemente por homens e mulheres acima de 50 anos, fez uma linda apresentação cantando a música ‘Querência Amada’.
ALTERNATIVAS PREVIDENCIÁRIAS
Sempre atento às questões que afetam diretamente o cotidiano dos municípios, o consultor jurídico da AMM, Gladimir Chiele, orientou os chefes do Executivo missioneiro em diferentes áreas, como a ampliação do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). De acordo com Chiele, este tema deve ser debatido junto com os prefeitos para que, de forma concreta, eles possam participar desta integração, que não é apenas de competência do Estado, pois também é de interesse dos municípios. “Se trabalharmos esquecendo as competências que são do Estado, e aquelas que são de âmbito municipal, não teremos, sequer, a minimização dos problemas da criminalidade, que estão avançando cada vez mais”, alertou o consultor jurídico.
Gladimir chamou a atenção para o problema do Regime Previdenciário que, segundo ele, está completamente estourado em alguns municípios. “Se continuarem assim, os municípios simplesmente irão explodir em seus Regimes Próprios. E passar para o Regime Geral, não resolve o problema previdenciário”, avisou. Entre as alternativas que precisam ser discutidas, Gladimir Chiele citou o aumento das alíquotas; o enfrentamento com a Portaria 403/2010 do Ministério da Previdência, e o Regime de Segregação de Massa.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa AMM

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

ASSEMBLÉIA DA AMM DIA 25 EM ENTRE-IJUIS.

Preparativos para assembleia de sexta-feira em Entre-Ijuís, pautaram reunião da diretoria da AMM/Funmissões
23 de Agosto de 2017
Membros da diretoria da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões) se reuniram na sede da AMM, em Cerro Largo, na tarde de quarta-feira (23/8).

Avaliação sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Associação e pelo Detur, próximas etapas dos trabalhos em andamento, como a viabilização da ponte internacional Porto Xavier/San Javier, tratativas quanto aos recursos do BID para projetos missioneiros, efetivo da Brigada Militar na região, entre outros assuntos, pautaram o encontro.

"Estes temas que abordamos hoje e outras questões relevantes, estarão em pauta na assembleia da AMM/Funmissões, em Entre-Ijuís, na próxima sexta-feira (25/8), quando são esperados todos os colegas prefeitos missioneiros, primeiras-damas, representantes da assistência social, imprensa e comunidade em geral", ressaltou o presidente da AMM/Funmissões, Brasil Antonio Sartori, reiterando que o local da assembleia será no Salão Paroquial, a partir das 9 horas da manhã.

Participaram da reunião, que foi conduzida pelo presidente da AMM/Funmissões, o vice-presidente da entidade e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto; a secretária e prefeita de São Paulo das Missões, Noeli Borré Ruwer; o secretário e prefeito de Salvador das Missões, Daniel Gorski; o secretário Executivo da AMM, Norberto Schoffen; o diretor do Detur/Funmissões e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein; o secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos, entre outros.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa

terça-feira, 22 de agosto de 2017

AMM representada na homenagem aos 72 anos de criação do 1º Batalhão de Comunicações

AMM representada na homenagem aos 72 anos de criação do 1º Batalhão de Comunicações
22 de Agosto de 2017
AMM representada na homenagem aos 72 anos de criação do 1º Batalhão de Comunicações
(direita) Pref.Rubem Weimer, cel. André Luiz dos Santos Franco, presid. AMM, Brasil Antonio Sartori, com. Marcos Antonio Amaro e Valdir Andres

O presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori, juntamente com o prefeito de Giruá, Ruben Weimer, e com o ex-presidente da AMM, Valdir Andres, participaram da formatura geral da Guarnição Militar Federal, alusiva aos 72 anos de criação do 1º Batalhão de Comunicações (1º BCom) - Batalhão General Mário da Silva Miranda.

O evento ocorreu na tarde de segunda-feira (21/8), na sede do BCom, em Santo Ângelo, com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, imprensa, autoridades civis e militares, entre outros convidados. Na solenidade, militares e civis foram homenageados pelos serviços prestados e apoio ao Batalhão.

Municípios Tributários
Conforme explicou Brasil Sartori, Entre-Ijuís e Giruá, assim como outras cidades da AMM, são considerados municípios tributários, ou seja, que concedem jovens para prestar serviço militar. "A AMM esteve representada, atendendo ao convite do comandante do 1º Batalhão de Comunicações, coronel André Luiz dos Santos Franco, de Santo Ângelo, e do comandante da 3ª Divisão do Exército, general de Divisão, Marcos Antonio Amaro, de Santa Maria", ressaltou Sartori, salientando que a formatura também evidenciou a data de 25 de agosto, Dia do Soldado, comemorado na próxima sexta-feira.

Origem BCom
O 1º Batalhão de Comunicações é oriundo da Companhia Escola de Transmissões, recriada no Rio de Janeiro em 11 de outubro de 1945, cuja sede ficava dentro da Escola de Comunicações. Em 1953, foi renomeada como Companhia Escola de Comunicações; no ano de 1966, foi transformada no 1º Batalhão de Comunicações Divisionário (1º BCom Div). Em 2003, o 1º B Com Div foi transformado em 1º Batalhão de Comunicações (1ºBCom), que tem entre os objetivos instalar, explorar, manter e defender um Sistema Tático de Comunicações.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa-AMM

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

AMM DEFENDE EXISTÊNCIA DO PROCON NAS CIDADES.

Audiência pública na região defendeu instalação do Procon nos municípios da AMM
18 de Agosto de 2017

Iniciativa possibilitou o fortalecimento do trabalho nos municípios que já têm o Procon, além de orientações seguras e disponibilidade de recursos aos que ainda não têm este serviço.

Municipalização do Sistema de Defesa do Consumidor no âmbito do Rio Grande do Sul. Este foi o tema que pautou a audiência pública realizada na noite de quinta-feira (17/8), na URI - São Luiz Gonzaga, promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, que é presidida pelo deputado estadual, Eduardo Loureiro. Os chefes do Executivo missioneiro foram representados pelo dirigente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Brasil Antonio Sartori, e pelo prefeito anfitrião, Sidney Brondani.

Entre as deliberações da audiência, foi apresentada a viabilidade de recursos do fundo estadual, no valor de até R$ 50 mil, para instalação das agências de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), nos municípios da AMM que ainda não dispõem deste serviço.

"O Procon é muito importante no atendimento às partes hipossuficientes na relação de consumo, solvendo conflitos e ajudando a desafogar o judiciário. Muitas vezes, a solução acontece sem a necessidade da via judicial", destacou Brasil Antonio Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís.

Conforme acrescentou Sidney Brondani, a audiência contribuiu para o fortalecimento do trabalho nos municípios que já têm o Procon. "Aos que ainda não têm, foram passadas orientações seguras, inclusive com a disponibilidade de recursos para instalação. Sediar este evento foi uma honra para São Luiz Gonzaga", afirmou o prefeito são-luizense.

O Requerimento de Audiência Pública n.º 11/2016, proposto pelos deputados Eduardo Loureiro, Enio Bacci, e Juliano Roso, foi aprovado na Comissão em 29 de março de 2016. "Trata-se de um serviço importante, que pode até ser autossustentável, na medida em que as multas são revertidas aos municípios”, evidenciou o presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Loureiro.

Site AMM

terça-feira, 15 de agosto de 2017

ORGANIZAÇÃO DA FEIRA INTERNACIONAL MISSIONEIRA.

Organização da Feira Internacional Missioneira, marcou participação da AMM na reunião dos 30 Povos Jesuítico-Guarani
15 de Agosto de 2017
Evento será na região das Missões, em São Borja, para que a população possa conhecer e contar a mesma história que une Brasil, Argentina e Paraguai

Resgatar e valorizar a memória histórica da Cultura Missioneira como raíz comum, integrando os 30 Povos Jesuítico-Guarani (7 no Brasil, 15 na argentina e 8 no Paraguai). Com esta proposta foi realizada a Reunião do Conselho Trinancional de Governos Missioneiros, dia 14 deste mês, em La Cruz, Corrientes/Argentina, com a presença de uma delegação da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões).

No evento, que fez parte da programação do 2º Encontro Trinancional da Fé Missioneira, foram acertadas ações estratégicas por representantes do setor público e privado dos três países, como um calendário de eventos e um folder unificado, com a finalidade de divulgar os 30 Povos.
Presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori destacou que, "o primeiro passo é conhecer, para que todos nós dos 30 Povos possamos contar a mesma história que une Brasil, Argentina e Paraguai".

Sartori fez questão de ressaltar a importância da atuação da iniciativa privada neste processo de desenvolvimento integrado. "Para oportunizar mais emprego e renda, o poder público deve ser a base de apoio, mas é a iniciativa privada que vai trabalhar diretamente na venda do produto, com a hotelaria, gastronomia e pacote turístico", reconheceu o dirigente da AMM/Funmissões, reiterando a necessidade de viabilizar o calendário de eventos, para que todos possam participar e assim, conhecer a história jesuítica guarani, que envolve os 30 Povos.

HERMANOS MISIONEROS
"O povo da região das Missões é acolhedor, cordial, semelhante aos povos da Argentina e Paraguai", evidenciou o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, exemplificando a receptividade de toda a comunidade La Cruz, Corrientes/Argentina. Brondani foi enfático quanto a questão de que, para vender um produto, primeiro é imprescindível que todos estejam convictos do valor cultural, turístico, religioso e histórico de suas potencialidades. "Se não acreditar, ninguém consegue vender seu produto. E nós, missioneiros, estamos convencidos do nosso valor mundial cultural, religioso e histórico. Podem contar conosco na parceria deste empreendimento", afirmou Brondani.

Como uma forma de retribuir o carinho e irmandade dos argentinos e paraguaios, o prefeito de Garruchos, João Carlos Scotto, os homenageou falando em espanhol. "É motivo de imensa alegria participar deste momento que exalta o turismo, a história e a fé que une os hermanos misioneros do Brasil, Argentina e Paraguai. Temos que seguir trabalhando em conjunto para resgatar, valorizar e tornar cada vez mais forte a história dos 30 Povos", salientou Scotto.

Pesquisador e empresário, José Roberto de Oliveira chamou a atenção para o fato de que seria muito importante a concretização de uma espécie de nivelamento da história. "Temos muito mais em comum do que pensamos, pois a história nos dividiu lentamente. Devemos estar organizados para que este grupo dos 30 Povos Jesuítico-Guarani se una e se torne cada vez mais forte", frisou José Roberto de Oliveira.

FEIRA INTERNACIONAL MISSIONEIRA
Realização uma Feira Internacional Missioneira, dia 9 de dezembro de 2017, em São Borja, data em que se comemora 20 anos de construção da ponte internacional São Borja/San Tomé, unindo duas cidades jesuítico missioneiras, que ligam Brasil e Argentina. Esta foi a proposição do prefeito Eduardo Bonotto, aprovada por todos os participantes, com o propósito de que representantes dos três países possam mostrar sua história e seus produtos turísticos.

"É fundamental que também a população conheça a história dos 30 Povos. Começamos com esta Feira Internacional Misssioneira, em São Borja, e vamos organizando o calendário de eventos, sempre com a presença do Brasil, Argentina e paraguai, apresentando, divulgando e vendendo seus produtos", sugeriu Eduardo Bonotto, ao concluir: "vamos construir o futuro, mas valorizando o passado".
Os trabalhos da Reunião do Conselho Trinancional de Governos Missioneiros, foram conduzidos, com maestria, por Myriam Ávila, com o apoio do intendente de La Cruz, Mateo Maidana, do vice-intendente, Luis Calmarde, e demaisparticipantes dos três países.

Após a reunião, a comitiva missioneira prestigiou as festividades do 2º Encontro Trinancional da Fé Missioneira, que encantou e comoveu o público com as belíssimas apresentações e demonstrações de fé. No palco, o primeiro show foi da região das Missões, com os músicos de São Borja, Leandro Farias e Ricardo Fraga.

DELEGAÇÃO BRASILEIRA
Integraram a delegação da região das Missões/R/Brasil, o presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori e primeira-dama, Iara Sartori; o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani e primeira-dama, Maria de Lourdes Brondani; o prefeito de Garruchos, João Carlos Scotto; a secretária de Turismo de São Borja, Caroline Aquino, juntamente com a diretora de Turismo, Odete Rosa e também da assessora de Turismo, Maristela Loureiro; a secretária de Turismo de São Luiz Gonzaga, Rose Grings; o secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos; o empresário Marino José Theobald; o pesquisador e empresário, José Roberto de Oliveira; o vereador de Garruchos, Carlinhos Matoso e o assessor de projetos, João Carlos, e assessoria de imprensa da AMM/Funmissões.
Em nome dos 26 municípios da AMM, os prefeitos de Entre-Ijuís, São Borja, Garuchos e São Luiz Gonzaga agradeceram à intedência de  La Cruz/Corrientes/Argentina e à comissão organizadora,  pela valorosa oportunidade de participar da Reunião do Conselho Trinancional de Governos Missioneiros, bem como do 2º Encontro da Fé Missioneira.

VEJA TODAS AS FOTOS NA PÁGINA AMM NO FACEBOOK
Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa AMM

sábado, 12 de agosto de 2017

FIM DE SEMANA COM CHUVA.

Este fim de semana será com muita chuva,
o que é espetacular para a nossa região e
principalmente para a área rural onde os 
agricultores estavam sofrendo com a falta
de água e muito prejuízo em suas atividades.
A economia regional ganha novo
impulso já partir desta segunda feira ,pois
a chuva trará uma expectativa positiva para
todos os setores.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

REGIÃO DAS MISSÕES E OS INVESTIMENTOS DO BID

Região das Missões está oficialmente habilitada para receber investimentos do BID
11 de Agosto de 2017
Ponte Porto Xavier/San Javier e acessos asfálticos aos sítios arqueológicos, estão entre os projetos que serão analisados e divulgados pelo BID nas próximas semanas.

Prefeitos e lideranças da Associação dos Municípios das Missões (AMM) cumpriram agendas locais e regionais em Brasília, no período de 8 a 11 deste mês. Para tratar de ações técnicas do financiamento do Banco Interamaricano de Desenvolvimento (BID) aos projetos da região das Missões/RS/Brasil, que integra a Ruta Jesuítica Internacional da América do Sul, a comitiva missioneira esteve em audiência com o ministro do Turismo (MTur), Marx Beltrão, que imediatamente designou o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo, Rogério Coser, e o técnico Eduardo Madeira, para dar seguimento às tratativas com os representantes da AMM/Funmissões.

De acordo com o diretor do Detur/Funmissões, Ricardo Klein, o ministro renovou seu comprometimento com a região das Missões, garantindo celeridade na tramitação da parceria com o BID e prioridade às emendas parlamentares e projetos cadastrados no MTur. "Além disso, Beltrão assegurou que vai negociar com os ministros do Planejamento e da Fazenda, a abertura de um crédito especial no orçamento para atender projetos extras dos municípios missioneiros, e da governança regional - AMM/Funmissões", destacou Klein, que é prefeito de São Nicolau, ao evidenciar que "agora, oficialmente, a região das Missões está se habilitando ao financiamento do BID". Os valores do orçamento do MTur servirão como contrapartida aos valores do BID.

PROJETOS MISSIONEIROS
Na reunião com a técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Juliana Bettine Vicente, foi entregue formalmente a resposta à Carta Consulta do Banco para que o Brasil participe do Programa Global de Crédito para a Ruta Jesuítica Internacional da América do Sul. Segundo Juliana, o relatório preliminar do projeto já tem alguns itens que serão analisados pelo BID e divulgados nas próximas semanas, como a ponte internacional Porto Xavier/San Javier; acessos asfálticos aos Sítios São João Batista e São Lourenço Mártir; promoção e divulgação da região; capacitação e treinamento dos atores locais, entre outras ações.

Prefeito de Porto Xavier e presidente da Comissão Binacional da Ponte Porto Xavier/San Javier, Vilmar Kaiser salientou que "as reuniões em Brasília foram de suma importância na busca de alternativas também para a viabilização da ponte internacional, especialmente com a possibilidade dos recursos do BID para investimentos do empreendimento na região das Missões".

O secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos, explicou que a técnica Juliana Bettine Vicente informou que a Governança Argentina de Misiones, também indicou a ponte internacional Porto Xavier/San Javier para ser submetida à analise do BID. "Ainda temos um caminho a percorrer, mas esta oportunidade de acessar recursos de grande porte para investir no turismo missioneiro, é um grande momento para a região", concluiu Mattos. Outras demandas como o PAC das Cidades Históricas 5, também foram reivindicadas pelos missioneiros, na capital federal.

PRÓXIMAS ETAPAS
A partir de agora, com a região das Missões apta a receber os investimentos do BID, foram definidos nas agendas em Brasília os próximos passos. São eles: criação de um grupo de trabalho pelo Ministério do Turismo; estabelecer normas para a elegilbilidade dos critérios, na definição das ações a serem contempladas; preparar o projeto master que deverá passar pela aprovação da Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX) do Ministério do Planejamento, em 90 dias.

Integraram a comitiva missioneira, que esteve acompanhada dos deputados federais Darcísio Perondi e Cajar Nardes, o diretor do Detur e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein; o vice-presidente da AMM e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto; o prefeito de Porto Xavier e presidente da Comissão Binacional da Ponte Porto Xavier/San Javier, Vilmar Kaiser; o prefeitos de Pirapó, Auri Kochhan; de Mato Queimado, Orlando Thomas; de Santo Ângelo, Jacques Barbosa; o vice-prefeito de São Luiz Gonzaga, Mário Trindade; o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser; o secretário de Turismo de Sando Ângelo, Osvaldir Ribeiro; o secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos, entre outros.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa AMM

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Reunião da Ruta Jesuítica Internacional em São Miguel das Missões: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia unidos pela mesma história
08 de Agosto de 2017
Recursos do BID e cronograma de atividades para os cinco países, com prazo determinado, foram acertados no evento. Próximo encontro será em Santa Cruz/Bolívia
Mais de 300 pessoas do setor público e privado participaram da 1ª Reunião do Conselho Executivo da Ruta Jesuítica Internacional de Sudamérica, em São Miguel das Missões/RS/Brasil. As atividades iniciaram as 9h30min, e se estenderam até às 18 horas de segunda-feira (7/8), no Tenondé Park Hotel. Deliberações históricas marcaram o encontro, que foi norteado por ações efetivas para promover o turismo integrado entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. 

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

REPRESENTANTES DA BOLÍVIA E URUGUAI NAS MISSÕES.

Ministros, governadores e iniciativa privada do Brasil, Argentina e Paraguai estarão na região das Missões na próxima segunda-feira

03 de Agosto de 2017

Representantes da Bolívia e do Uruguai também irão participar da 1ª Reunião do Conselho Executivo da Ruta Internacional Jesuítica da América do Sul, em São Miguel das Missões
Autoridades e membros da iniciativa privada do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia estarão presentes na 1ª Reunião do Conselho Executivo da Ruta Internacional Jesuítica da América do Sul, na próxima segunda-feira (7/8), a partir das 9 horas da manhã, no Tenondé Park Hotel, em São Miguel das Missões/RS/Brasil, terra do único Patrimônio Cultural da Humanidade no sul do país, tombado pela Unesco – as Ruínas de São Miguel. O Conselho Executivo da Ruta Internacional Jesuítica da América do Sul é composto por membros do setor público e privado do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
ORGANIZADORES
O evento na região das Missões é resultado do acordo firmado entre os governadores de Itapúa/Paraguai, Luis Roberto Gneiting, e do Rio Grande do Sul/Brasil, José Ivo Sartori. E a organização da Reunião em São Miguel é do governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Associação dos Municípios das Missões (AMM), Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e outros apoiadores.
De acordo com o presidente da AMM, Brasil Antonio Sartori, e com o prefeito anfitrião, Hilário Casarin, a maioria dos convidados chega em São Miguel no domingo, dia 6/8, para visitar as Ruínas de São Miguel e a noite assistir o espetáculo Som e Luz.
"Estaremos em comitiva para receber todos os convidados, que muito nos honrarão com suas presenças em nossa região missioneira, que vive um momento especial de visibilidade nacional e internacional", destacou Brasil Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuis. Conforme contou o prefeito Casarin, o secretário de Turismo de São Miguel, Fabiano Moraes e demais membros da equipe da administração municipal, estão trabalhando com esmero na organização para bem recepcionar os convidados brasileiros, argentinos, paraguaios, bolivianos e uruguaios.
OBJETIVOS
Entre os objetivos estão o trabalho unificado dos 30 Povos (7 no Brasil, 15 na Argentina e 8 no Paraguai) para consolidar a Ruta Jesuítica Internacional - Circuito Internacional das Missões Jesuíticas e o Caminho das Missões; a integração dos povos que congregam as Missões Jesuíticas, para a formação de um circuito internacional reconhecido como única Nação Missioneira, resgatando a história e refazendo os caminhos percorridos por índios e jesuítas; viabilização de ações conjuntas para a captação de recursos e divulgação dos atrativos turísticos dos três países.
PÚBICO ALVO
Do Brasil, já confirmaram participação os ministros do Turismo, Marx Beltrão, do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; o governador do RS, José Ivo Sartori, e secretários estaduais. Do Paraguai, a ministra do Turismo, Marcela Bacigalupo, o governador do Departamento de Itapúa, Luis Roberto Gneiting. Do governo da Bolívia, Paola Parada; Alcalde de San Jose de chiquitos e presidente da região chiquitos, Germanis Caballero. Da Argentina, são esperados o governador da Província de Misiones, Hugo Passalacqua, assim como do Uruguai, representantes do governo e iniciativa privada ainda estão confirmando presença.
PROGRAMAÇÃO/PAUTA
1ª Reunião do Conselho Executivo da Ruta Internacional Jesuítica da América do Sul:
Data - Segunda-feira, 07 de agosto de 2017
Horário: 9 horas
Local: Tenondé Park Hotel - São Miguel das Missões, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
Pauta prevista:
1) Relatório sobre os esforços de cada país
2) O progresso de atividades no projeto Ruta Internacional Jesuíticaa da América do Sul, no setor público e privado
3) Discussão sobre posicionamento de mercado e produção de material promocional integrado
4) Visita ao Papa Francisco e entrega do Ato de acordo para o
estabelecimento da Ruta Internacional Jesuítica da América do Sul
4-1 Organização da segunda Reunião da Ruta Internacional Jesuítica da América, que será realizada em Chiquitos/Bolívia
4-2 Projeto desenvolvido com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
4-3 Reunião com ministros do Turismo/Cultura.
CONSELHO EXECUTIVO
Congregam o CONSELHO EXECUTIVO da Ruta Internacional Jesuítica da América do Sul:
BRASIL 
Setor Público
Ministro de Turismo Brasil - Marx Beltrão
Governador do Estado do Rio Grande do Sul – José Ivo Sartori
Representante de Prefeitos de los pueblos jesuiticos – Presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) – Brasil Antonio Sartori
Privado
Operador Caminho das Missões - Romaldo Melher - José Roberto de Oliveira
PARAGUAY 
Setor Público:
Gobernador de Itapua - Luis Gneiting
Governador de Misiones/Paraguay - Derlis Maidana
Intendente representante de los pueblos jesuiticos por Itapúa Paraguay - Aristides Aguilar
Intendente representante de los pueblos jesuiticos por Misiones Paraguay - Carlos Afara
Ministra de Turismo de Paraguay - Marcela Bacigalupo
Setor Privado
Presidente Cámara Paraguaya de turismo de las Misiones Jesuiticas - RUTA JESUITICA - Olga Fischer (Itapúa)
Vice presidente Cámara Paraguaya de Turismo de las Misiones Jesuíticas - Margarita Ortiz (Misiones Py)
Operador La Misión Group Paraguay - Ruta Jesuitíca - Beatriz Bea Arevalo
ARGENTINA 
Setor Público
Gobernador de Misiones Argentina - Hugo PAsalacqua
Gobernador de Corrientes - Ricardo Colombi
Un representante designado por los intendentes de los pueblos de Misiones Argentina
Un representante designado por los intendentes de los pueblos de Corrientes Argentina
Privado
Camara de Turismo de Misiones Catumi - Eduardo Brajkovich
Operador Abra Tours – Pelusa Arguello
BOLÍVIA 
Setor Público
Representante de Gobernacion de Santa Cruz - Paola PArada
Presidente de la Mancomunidad de los pueblos Chiquitanos - Alcalde Germain Caballero
Privado
Presidente de ODG - Organizacion y Gestion del destino Santa Cruz - Rosario Baldomar
Presidente Canotur - Camara de Operadores de Santa cruz - Zona Chiquitania - Vivian Lackov
URUGUAY 
Setor Público
Representante de Florida
Ministra de Turismo Uruguay
Privado 

Site AMM

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

PRIORIDADES PARA CERRO LARGO.

Os Eleitores de Cerro Largo estão votando
presencialmente ou pela  Internet para eleger
a prioridade para investimento do Governo do RS
para o próximo ano.
A opção de incrementar investimentos no
Turismo é o ítem que  está sendo orientado
aos eleitores votarem.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

ELEONOR BECKER REUNIDO COM MEMBROS DA COMISSÃO PRÓ PONTE.

Membros da Comissão Binacional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier se reúnem com o empresário Eleonor Becker
01 de Agosto de 2017
Membros da Comissão Binacional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier se reúnem com o empresário Eleonor Becker
(direita) Prefeito de Cero Largo, Valter Spies; vice-presidente da AMM e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto; empresário Eleonor Becker; diretor do Detur e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein; secretário e coordenador da Comissão, Ovídio Kaiser; presidente.

Aproveitando a participação no encontro mensal do Departamento de Turismo, que ocorreu em Cerro Largo na manhã de terça-feira (01/8), integrantes da Comissão Binacional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier, estiveram reunidos com o empresário Eleonor Oscar Becker. A visita teve como objetivo convidá-lo formalmente para fazer parte da Comissão, que é congregada por prefeitos, intendentes, deputados e representantes da iniciativa privada do Brasil e da Argentina. Prefeito anfitrião, Valter Spies explicou que o nome de Eleonor Becker já consta na Ata da Associação dos Municípios das Missões (AMM), juntamente com os demais membros, desde a composição da Comissão, em abril deste ano durante assembleia da AMM na Fenamilho internacional.

Conforme destacou o secretário e coordenador da Comissão, Ovídio Kaiser, "a visão empresarial e a influência de Eleonor Becker são muito importantes na consolidação do trabalho que vem sendo desenvolvido pela viabilização do empreendimento na região das Missões"..

Ovídio, que é secretário de Desenvolvimento,Turismo e Mercosul, complementou que "mediante a nova concepção da ponte, com ênfase no turismo e na história missioneira, esta luta tem ganhado mais força com a questão da Ruta Jesuítica Internacional da Sudamérica, pois a ponte já está dentro do Circuíto das Missões Jesuíticas Guaranis".

Entre as deliberações do encontro, ficou acertado que a partir de agora o empresário cerrolarguense, sempre que possível, participará das atividades em defesa da viabilização da ponte na região das Missões. A primeira delas, será no próximo dia 7, em São Miguel das Missões, no 1º Encontro do Conselho Executivo da Ruta Jesuítica Internacional da Sudamérica, que terá entre as pautas a ponte internacional Brasil/Argentina.

Vale ressaltar, que o empenho das lideranças, iniciativa privada e população missioneira é para que o emprendimento seja entre Porto Xavier/San Javier. Podem contar com o meu apoio nesta luta pela ponte na região das Missões", afirmou Eleonor Becker, confirmando presença no evento em São Miguel das Missões.

Também estiveram presentes os prefeitos de Porto Xavier, Vilmar Kaiser, presidente da Comissão; São Nicolau, Ricardo Klein, diretor do Detur, e Rolador, Paulo Peixoto, vice-presidente da AMM, que presentearam o empresário com um botom da cruz missioneira.

MEMBROS DA COMISSÃO BINACIONAL PRÓ-PONTE PORTO XAVIER/SAN JAVIER:
Brasil
Presidente - Vilmar Kaiser – Prefeito de Porto Xavier
Brasil Antonio Sartori – Prefeito de Entre-Ijuís
Ricardo Klein – Prefeito de São Nicolau
Ovídio Kaiser – Secretário e Coordenador
Wilson Pippi – Empresário
Eleonor Becker - Empresário
Edison Osvaldo Arn – Presidente da Amuplam
Eduardo Loureiro – Deputado estadual
Argentina
Enio Lemes – Intendente de San Javier
Hugo Gomes – Secretário de Relações Institucionais de San Javier
Pablo Castro – Intendente de Santa Ana
Diego Sartori – Intendente de LeandroAlem
José Alves – Intendente de Itacaruaré
Rosario Becker – Intendente Dos Arroyos
José Schiro – Intendente de Bomplan
Sérgio Kuchicin – Intendente de Gobernador Lopez

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...