terça-feira, 29 de agosto de 2017

AMM viabilizou estratégia para garantir mais segurança nos municípios missioneiros

AMM viabilizou estratégia para garantir mais segurança nos municípios missioneiros
29 de Agosto de 2017
Gestores da região serão previamente informados quando houver necessidade de remoção de policiais. Questões previdenciárias e outros temas relevantes foram debatidos na reunião em Entre-Ijuís.
A segurança pública não é mais preocupação apenas dos grandes centros. As cidades de pequeno e médio porte também estão atentas, justamente para evitar o avanço de problemas mais graves. O que fazer a partir de agora, foi o tema que norteou os debates na assembleia mensal da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), que ocorreu em Entre-Ijuís, no último dia 25.
Com cinquenta anos de existência, a Associação dos Municípios das Missões tem se fortalecido a cada dia, na constante busca de alternativas para o desenvolvimento econômico e social dos 26 municípios missioneiros. Também na atual gestão, todos os setores têm recebido a mesma atenção do presidente da Associação, Brasil Antonio Sartori, bem como de todo o colegiado de prefeitos integrantes da AMM.
PORTA-VOZ DAS COMUNIDADES
Conforme entendimento da AMM com o diretor estadual do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Fernando Sodré, ficou acertado que antes da remoção de policiais em algum município missioneiro, o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores, serão previamente comunicados. "Sabemos que trata-se de uma atribuição necessária, mas ainda assim, é preciso que seja ouvida a voz do povo, por intermédio do prefeito, que é o porta-voz das comunidades", ressaltou Sartori, que é chefe do Executivo de Entre-Ijuís, evidenciando: "precisamos estar sempre informados para darmos uma satisfação à população, que é quem nos paga".
O diretor do Departamento de Policia do Interior garantiu seu comprometimento com a AMM, destacando que todos os delegados regionais, primeiramente devem ir até os prefeitos para explicar pessoalmente a situação, quando se fizer necessária qualquer remoção de policiais. "Na segurança pública, esta parceria com as prefeituras é fundamental para que possamos cumprir nossa missão. No que depender de mim e da equipe regional do DPI, afirmo, com toda a certeza, que sempre haverá esta interlocução com o prefeito", enfatizou o delegado Fernando Sodré. Delegados regionais participaram da assembleia, inclusive a delegada de Entre-Ijuís, Elaine Maria da Silva, que elogiou a iniciativa da AMM, evidenciando que a segurança deve ser uma preocupação das autoridades e da sociedade.
NOVAS DELEGACIAS
O diretor do DPI salientou que em breve deverá se anunciado pelo governo do RS, a criação de uma Delegacia para Crimes Rurais, que atuará em toda a região das Missões. E, dependendo dos resultados, deverá ser instituída, também na região missioneira, uma Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec). No Estado tem 11 Defrec, e na região Noroeste não tem nenhuma. As mais próximas ficam em Passo Fundo e Santa Maria.
A CADA 9 MINUTOS
Sodré fez uma aprofundada explanação sobre a situação caótica da segurança pública no Brasil, destacando que, a cada 9 minutos, morre uma pessoa no país, vítima de crime violento. Segundo ele, estes e outros dados, estarrecedores, estão disponíveis no anuário da segurança pública. "Temos um problema sério no Brasil e precisamos enfrentá-lo, também com o apoio e conscientização da sociedade".
LIDERANÇAS UNIDAS, REGIÃO FORTE
Prefeito anfitrião, Brasil Antonio Sartori agradeceu o empenho do vice-prefeito, secretários municipais, servidores e demais organizadores da assembleia da AMM em Entre-Ijuís. "Optamos por sediar a assembleia, em nome do povo de Entre-Ijuís e para dar maior visibilidade à nossa cidade", disse o dirgente da AMM, agradecendo a presença de todos os participantes. "Estamos aqui para prestar serviço público e devemos fazê-lo da melhor forma possível", afirmou Sartori.
Presidente da Associação dos Municípios do Panalto Médio (Amuplam) e prefeito de Coronel Barros, Edson Arnt esteve presente em mais um encontro da AMM. “O que notamos nos últimos tempos é que o tema segurança público se tornou essencial para a população. Pois não adianta ter saúde, educação e não ter segurança”, disse Arnt, ao reafirmar que “a Amuplam está junto em todas as lutas da AMM, já que os problemas mudam de cidade, mas são os mesmos; uns em maiores e outros em menores proporções”.
Com o mesmo entusiasmo, o presidente da Associação dos Legislativos das Missões (ALM), vereador José Milczarek, reiterou o apoio, em nome de todos os vereadores missioneiros. “A AMM, assim como a ALM, tem demonstrado total responsabilidade em suas ações. E nós, vereadores, temos que assinar embaixo deste trabalho dos prefeitos da nossa região, nas pautas junto às autoridades estaduais e federais. O Legislativo das Missões tem atuado de forma centrada, e se precisarem do reforço da ALM tenham a certeza de que faremos a nossa parte, sempre pensando na população missioneira. Parabéns presidente Sartori, parabéns prefeitos, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido”, frisou Milczarek.
Sempre presente nas assembleias da AMM, o deputado estadual, Eduardo Loureiro, que preside a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, destacou que tem como missão atuar em cima da agenda estratégica da região. “As duas associações, ALM e AMM, estão trabalhando de forma articulada. A nossa causa é comum, pois temos uma série de investimentos que precisamos canalizar para a região. E isso só vai acontecer se exercitarmos a capacidade de atuarmos de forma conjunta, independente de quaisquer diferenças. O que importa é a região. Esta é a causa que move a todos nós”, afirmou Loureiro.
PROJETOS TURÍSTICOS
Diretor do Departamento de Turismo (Detur) da Funmissões e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein entregou ao presidente da AMM o livro do Plano Estratégico do Desenvolvimento da Região, que recebeu das mãos do presidente do Corede Missões, José Cláudio Lourega Reis. “Posteriormente todos os prefeitos da região também vão receber um exemplar”, avisou Klein, salientando a importância da mobilização dos gestores municipais e do setor de turismo das Missões, para que o turismo, pela primeira vez, ficasse entre as três demandas contempladas na Consulta Popular.
MÉRITO COLETIVO
Klein convidou a todos para que participem da próxima reunião do Detur, no próximo dia 5 de setembro, em São Miguel das Missões, quando, mais uma vez, estará entre os destaques o grande momento que vive a região das Missões na área do turismo. “As ações de fomento ao turismo, tanto as consolidadas como que estão em andamento, se devem, não somente ao trabalho da atual gestão do Detur, mas de todos os dirigentes e demais envolvidos no setor, que atuam desde a criação do Detur/Funmissões para expandir o turismo dos 26 municípios da AMM”, reconheceu o diretor do Departamento de Turismo, Ricardo Klein.
NO OUTONO DA VIDA
A presidente da Associação das Primeiras-Damas das Missões, Iara Sartori, fez uma relato e exibiu um vídeo sobre o andamento, nos 26 municípios, do “Projeto Missões pela Vida”, que tem como tema “No Outono da Vida”. Os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos têm como público-alvo pessoas a partir dos 50 anos de idade. “A proposta é chamar as pessoas, em especial os homens desta faixa etária, para que se gostem, se cuidem e socializem sua vida diária. E, neste pensamento de socialização, temos várias áreas de atuação do projeto”, explicou Iara. Como demonstração deste trabalho, o coral de Entre-Ijuís, composto recentemente por homens e mulheres acima de 50 anos, fez uma linda apresentação cantando a música ‘Querência Amada’.
ALTERNATIVAS PREVIDENCIÁRIAS
Sempre atento às questões que afetam diretamente o cotidiano dos municípios, o consultor jurídico da AMM, Gladimir Chiele, orientou os chefes do Executivo missioneiro em diferentes áreas, como a ampliação do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). De acordo com Chiele, este tema deve ser debatido junto com os prefeitos para que, de forma concreta, eles possam participar desta integração, que não é apenas de competência do Estado, pois também é de interesse dos municípios. “Se trabalharmos esquecendo as competências que são do Estado, e aquelas que são de âmbito municipal, não teremos, sequer, a minimização dos problemas da criminalidade, que estão avançando cada vez mais”, alertou o consultor jurídico.
Gladimir chamou a atenção para o problema do Regime Previdenciário que, segundo ele, está completamente estourado em alguns municípios. “Se continuarem assim, os municípios simplesmente irão explodir em seus Regimes Próprios. E passar para o Regime Geral, não resolve o problema previdenciário”, avisou. Entre as alternativas que precisam ser discutidas, Gladimir Chiele citou o aumento das alíquotas; o enfrentamento com a Portaria 403/2010 do Ministério da Previdência, e o Regime de Segregação de Massa.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...