quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Internacionalização do Caminho das Missões: mais uma ação que se consolida com o apoio da AMM/Funmissões

06 de Setembro de 2017
Esta e outras iniciativas do fomento ao turismo missioneiro foram temas da reunião do Detur, em São Miguel das Missões

Graças à soma de esforços de representantes do setor público e privado do Brasil e da Argentina, vem aí mais um momento histórico para o turismo missioneiro: a internacionalização do Caminho das Missões Jesuítico-Guarani. O lançamento do roteiro, que une os dois países, será no dia 12 de outubro de 2017, em San Ignacio Miní/Misiones/Argentina e termina dia 29 de outubro, em Santo Ângelo/Missões/RS/Brasil.
“Estaremos presentes, com uma grande comitiva da AMM, para celebrar a concretização de mais uma conquista histórica para todos os missioneiros do Brasil e da Argentina", comemorou o presidente da Associação dos Municípios das Missões e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), Brasil Antonio Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís, durante reunião do Detur, realizada na terça-feira (5/9), em São Miguel das Missões, terra do único patrimônio cultural da humanidade localizado no sul do país: as Ruínas de São Miguel.

“Com 15 nos de existência, o Caminho das Missões já é um produto turístico consolidado no mercado nacional e internacional, que a partir do ato histórico de lançamento dia 12 de outubro, possibilitará a vinda de mais turistas e de maior visibilidade para a região”, ressaltou Marta Benatti, uma das sócias da operadora de turismo Caminho das Missões. Ela acrescentou que, ainda no primeiro semestre de 2018, o Paraguai deverá incorporar este roteiro. “Com Brasil, Argentina e Paraguai no Caminho das Missões, seremos o único produto turístico que integra três países do Mercosul”, evidenciou Marta.

PAC CIDADES HISTÓRICAS
Prefeito anfitrião, Hilário Casarin fez uma apresentação sobre o PAC Cidades Históricas para São Miguel das Missões. “Trata-se um projeto audacioso que vai mexer com a economia de todos os municípios da AMM, por ser mais um diferenciado atrativo em nossa região. Estamos atuando na busca de apoiadores para viabilizar os recursos, pois o projeto está pronto para ser licitado”, explicou Casarin, reconhecendo que o IPHAN tem sido um grande parceiro em todos os projetos.

IPHAN MISSÕES
Chefe do escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na região das Missões, Adriana Ameida fez um relato sobre as atribuições do Instituto, que foi criado em 1937 e responde pelo Patrimônio Cultural Brasileiro. “Em 1989 foi implementado o escritório técnico (IPHAN Missões) em São Miguel, permitindo uma melhor gestão deste patrimônio, ampliando sua competência de ação para os sítios arqueológicos de São João Batista, São Lourenço Mártir e São Nicolau”, explanou Adriana, complementando que o IPHAN Missões tem realizado ações diversas de preservação nos quatro sítios missioneiros.

TRATATIVAS DO DETUR
O diretor do Detur e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein, juntamente com o secretário executivo, Marcos Mattos, fizeram uma ampla exposição do trabalho que vem sendo feito em várias frentes de atuação, sempre na defesa de ações que promovam o fortalecimento do turismo missioneiro. “Este expressivo número de prefeitos, gestores de turismo e demais participantes na reunião de hoje, é um reconhecimento de que precisamos seguir firmes na luta por investimentos no turismo. Agradecemos o apoio de todos os envolvidos”, salientou Ricardo Klein.

Neste sentido, foi reiterado também pelo presidente da AMM, Brasil Sartori, que os municípios têm até o dia 15 deste mês para formalizarem em ofício para a AMM com a relação dos projetos, que serão submetidos à análise do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. “Estamos atuando do plano de ação do turismo missioneiro, com projetos de interesse local e regional, que enviaremos ao Ministério do Turismo para posterior encaminhamento ao BID”, destacou Marcos Mattos.

O secretário executivo do Detur também falou sobre a importância da participação da AMM/Funmissões na reunião no Conselho de Desenvolvimento dos Dirigentes de Turismo – Coditur/RS; nas tratativas para viabilizar acessos asfálticos aos sítios arqueológicos; na mobilização, em especial dos gestores de turismo, para que este setor, pela primeira vez, fosse contemplado na consulta popular, entre outras inúmeras atividades que estão em andamento através do Detur/Funmissões e apoiadores.

A LUTA NÃO PARA
Na semana passada, representando o Detur, o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, esteve em San Ignacio/Misisones/AR, com os ministros do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, e de Misiones, José María Arrúa. “Ambos deixaram bem claro que a ponte internacional Porto Xavier/San Javier é a primeira prioridade a ser contemplada com os recursos do BID, que disponibilizou 100 milhões de dólares para investimentos na Ruta Jesuítica. Deste recurso, foi solicitado 20 milhões para a nossa ponte, sendo 10 milhões da quota de cada país”, contou Kaiser, que na ocasião esteve acompanhado do empresário e historiador, José Roberto de Oliveira.

PRESENÇA DA GRANDE SANTA ROSA
Presente no evento, o prefeito de Porto Vera Cruz, que pertence a Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), Delfor Barbiere, acompanhado do secretário municipal de Turismo, Eliomar Luiz Vieira, e do coordenado de projetos Fronteira Noroeste, Betto Almeida, solicitou a inclusão do município na Rota Missões. Ele contextualizou que “Porto Vera Cruz sediou a grande batalha das águas do M’Bororé, em 1641, na confluência entre os rios Uruguai e M’Bororé”. Conforme entendimento com a diretoria da AMM/Funmissões, ficou acertado que os trâmites deste pleito serão definidos até a próxima assembleia da AMM, dia 29 deste mês.

REALIZAÇÃO E SONHOS
O próximo encontro do Detur/Funmissões será dentro das festividades da Expo São Luiz/2017, dia 29 deste mês. Em São Miguel das Missões, a reunião do Departamento de Turismo da Funmisões, organizada pelo secretário municipal de Turismo, Fabiano Morais e equipe, contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, gestores de turismo, vereadores, imprensa, membros da iniciativa privada, entre outros representantes de 18 municípios da AMM, todos com a mesma convicção: sonhos, união e realização caminham juntos!

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...