segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ENCONTRO SUL-AMERICANO DE FOLCLORE.

AMM prestigiou o Encontro Sul-Americano de Folclore
30 de Outubro de 2017
Em Bossoroca, o evento cultural reuniu representantes do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai

Uma festa de integração e sem nenhuma competição, que vai além de espetáculo de danças, onde os participantes fazem suas apresentações exaltando as tradições folclóricas de seus países. Com esse espírito de confraternização, foi realizado com total êxito a 5ª edição do Encontro Sul-Americano de Folclore, nos dias 27 a 29 de outubro, no CTG Sinuelo das Missões em Bossoroca, a Buena Terra Missioneira.
Do Brasil participaram grupos de Bossoroca, São Luiz Gonzaga, São Borja, Itaqui e Santana do Livramento. "Foi motivo de imensa satisfação nosso município sediar este Encontro pela quinta vez. Vieram em expressivo número as delegações do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uuguai, que entusiasmaram o público com diversificadas apresentações", comemorou o prefeito anfitrião, José Moacir Fabrício Dutra, ao evidenciar a alegria em receber os participantes, visitantes, a comunidade bossoroquense, os colegas prefeitos e comitivas das cidades que congregam a Associação dos Municípios das Missões (AMM).
Presidente da AMM/Funmissões, Brasil Antonio Sartori esteve presente na abertura oficial do 5º do Encontro Sul-Americano de Folclore, no sábado (28/10), assim como outros prefeitos, primeiras-damas, vice-prefeitos e secretários municipais. "Nossas felicitações, em nome dos gestores missioneiros, ao prefeito Juca e a todos os organizadores deste grande evento, que fortalece o valor cultural de um povo", parabenizou Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís.

POR AMOR A ARTE
Sob a coordenação da Associação Cultural de Bossoroca (ACB), com apoio do poder público e da comunidade local, o encontro tem entre os objetivos promover a difusão dos valores culturais inseridos no folclore. De acordo com o presidente da ACB, Jairo Velloso, esta foi a maior de todas as edições do evento. "Avaliação positiva em todos os sentidos, pois o público atendeu ao nosso chamamento e, com certeza, se encantou com as apresentações culturais ", destacou Velloso.

Ele acrescentou que os grupos de profissionais da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, quando não conseguem recursos do governo ou de patrocinadores para custear as despesas de seus espetáculos, simplesmente trabalham por amor a arte. "E Bossoroca conta com muitos apoiadores quanto a hospedagem das delegações estrangeiras em casas residenciais, espaços públicos e de entidades", explicou Velloso.

Fotos: Jéssica Dutra Leal/Assessora de Imprensa/Prefeitura Municipal de Bossoroca.
Por Karin Schmidt
Fonte: Assessora de Imprensa-AMM

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

GOVERNO DO RS DECLARA APOIO A PONTE INTERNACIONAL.

Ponte Porto Xavier/San Javier tem apoio garantido do Governo do Estado

20 de Outubro de 2017
Em audiência realizada na tarde de quinta-feira (19/10), no Palácio Piratini com o governador do RS, José Ivo Sartori, a região das Missões obteve o apoio oficial do Estado para a construção da ponte internacional Porto Xavier (Brasil) e San Javier (Argentina).

Sartori recebeu a comitiva da Associação dos Municípios das Missões (AMM) que chegou direto de Brasília, após a conquista histórica da emenda de bancada no valor de R$ 81 milhões para execução da obra, anunciada pelo líder da bancada gaúcha, Giovani Cherini, na noite da última quarta-feira (18). "Vocês fizeram uma boa conquista. A perspectiva é positiva e de nossa parte vamos ajudar no que pudermos", afirmou o governador. Sartori acrescentou que o Estado não tem como elaborar o projeto, "mas está à disposição para ajudar dentro da estrutura e conhecimento técnico que dispõe, tanto na área de planejamento quanto ambiental".

Presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori reiterou que "somos muito gratos ao governador do RS, sempre atento e solícito às demandas missioneiras. Seguiremos atuando unidos e mobilizados, pois esta é a missão da AMM e, como diz o ditado popular, sucesso vem antes do trabalho só no dicionário", ressaltou o dirigente da Associação dos Municípios das Missões e Fundação dos Municípios das Missões.

Conforme explicou o presidente da Comissão Binancional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier, Vilmar Kaiser, que é prefeito de Porto Xavier, a comitiva da região das Missões contextualizou ao governador sobre o imprescindível apoio do Estado para a continuidade do projeto. A construção da ponte internacional sobre o Rio Uruguai mobiliza as regiões Missões e Noroeste em virtude do potencial para alavancar o turismo e a economia, além de ampliar o transporte de cargas e passageiros no Mercosul.
Integraram a comitiva missioneira o vice-presidente da AMM e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto; o presidente da Comissão Binacional Pró Ponte Porto Xavier/San Javier, Vilmar Kaiser; o diretor do Detur e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein; os prefeitos de Roque Gonzales, João Haas; Salvador das Missões, Daniel Gorski; de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani; o vice-prefeito de Ubiretama, Orlando Rozek a vice-prefeita de Santo Antônio das Missões, Izalda Boccacio, de Entre-Ijuís, Mauro Lizot, de Bossoroca, João Alberto Nascimento, o secretário Excetivo do Detur, Marcos Mattos, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Cerro Largo, Fabiano Alex Haas. Também participaram da reunião o o secretário estadual adjunto de Transportes, Vanderlan Frank; o deputado estadual Edson Brum; o representante da Famurs, Mário Nascimento, entre outras lideranças.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de imprensa AMM e Gov RS

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

PONTER INTERNACIONAL PORTO XAVIER/SAN JAVIER.

UNIÃO HISTÓRICA MARCA CONQUISTA DA PONTE INTERNACIONAL PORTO XAVIER/SAN JAVIER

18 de Outubro de 2017
Diante da aprovação dos recursos, AMM segue trabalhando na elaboração e execução do projeto. Um grande ato comemorativo será celebrado na assembleia da AMM dia 24 de novembro.

17 de outubro de 2017. Uma data que entra para a história da Missões e toda a região Noroeste do Rio Grande do Sul. Depois de quase meio século de luta e de muita, muita articulação, persistência, união, fé e confiança do povo missioneiro do Brasil e da Argentina, chegou o momento de comemorar: a ponte internacional Porto Xavier/San Javier agora não é mais sonho, e sim, uma realidade, mas que ainda parece um sonho...

O anúncio oficial da aprovação da emenda de bancada impositiva no valor de 81 milhões de reais para a ponte Porto Xavier/San Javier, foi transmitido na noite de terça-feira pelo líder da bancada gaúcha, deputado Giovani Cherini, no Plenário 9 da Câmara dos Deputados. A outra emenda contemplada, em primeiro lugar, foi a BR 116. A partir de agora, mediante aprovação dos recursos, a AMM segue firme atuando nos trabalhos de elaboração e execução do projeto.

PEREGRINAÇÃO VITORIOSA
Na semana passada cerca de 45 lideranças missioneiras, incluindo o presidente da AMM, Brasil Sartori e o deputado estadual, Eduardo loureiro, e o presidente da Associação do legislativo das Missões (ALM), Bio Milczareck, estiveram no Congresso Nacional percorrendo, incansavelmente, os gabinetes dos parlamentares e senadores gaúchos, em busca de apoio para a emenda de bancada da ponte Porto Xavier/San Javier. Na manhã de segunda-feira (16), uma comitiva integrada por 12 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, imprensa e secretários municipais, novamente estiveram com os deputados e assessores reforçando o pleito. Os missioneiros seguiram articulando até o momento em que iniciou a votação. E deu certo!

TORCIDA MISSIONEIRA
Presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori, que assim como outros gestores não pode estar presente em razão de compromissos anteriormente agendados, disse que mesmo à distância a torcida foi intensa.

"É difícil traduzir com palavras o sentimento que tomou conta do coração dos missioneiros. Estou emocionado e muito feliz por esta árdua conquista, que se deve a mobilização da região missioneira e grande Noroeste, em especial da AMM, por meio dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, imprensa, empresários, e comunidade", comemorou Sartori. Ele fez questão de destacar "o agradecimento especial a toda a bancada federal gaúcha, que independente de sigla partidária abraçou a luta pela ponte Porto Xavier/San Javier". Sartori expressou gratidão também ao presidente da AMUPLAM, Edison Arnt, que desde abril deste ano declarou apoio  formal, em nome dos municípios da grande Ijuí nesta luta da ponte, assim como alguns prefeitos da Grande Santa Rosa.

MOBILIZAÇÃO CONTAGIANTE
Para o prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaier, a forte mobilização da região missioneira pressionou, sensibilizou e contagiou a bancada gaúcha. "Os parlamentares do RS, o presidente Sartori, os colegas prefeitos, os vereadores, os secretários municipais, os empresários e todos que se envolveram neste intenso trabalho de articulação política, foram fundamentais nessa conquista que não é só de Porto Xavier, mas de toda a região missioneira", ressaltou Kaiser, que e presidente da Comissão Binacional Pró Ponte Porto Xavier/San Javier.

Com a mesma emoção, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, afirmou que o êxito desta conquista se deve a força e a mobilização histórica, que moveu todas as lideranças missioneiras e da região noroeste.

Uma obra que fará a diferença, pois vai alavancar a economia das Missões e de toda a região Noroeste. "Esta foi uma luta de todos, especialmente da AMM, dos prefeitos e lideranças que percorreram os gabinetes na semana passada e também nesta semana. Além de irmos pessoalmente falar com os parlamantares, buscamos apoio da bancada gaúcha por e-mail, whats e por telefone. Valeu a pena nossa mobilização aqui em Brasília", explicou o vice-presidente da Associação dos Municípios das Missões e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto.

NOVO PATAMAR
Diretor do Departamento de Turismo da Funmissões, Ricardo Klein evidenciou a importância da ponte para impulsionar o turismo missioneiro. "Nossa equipe trabalhou muito. Nossos agradecimentos a todos da bancada que votaram em nosso projeto, independente de partidos", salientou Klein, que é prefeito de São Nicolau, ao lembrar que outras lutas como os acessos asfálticos de Garruchos e Pirapó (que ainda não saiu do papel), Ubiretama e Rolador (obras praticamente paradas) continuarão entre as prioridades da AMM/Funmissões.

Secretário Executivo do Detur/Funmissões, Marcos Mattos, que não só acompanhou as comitivas em Brasília, mas também atuou diretamente nas articulações junto à bancada gaúcha, salientou que a cada ano a região ds Missões perde empregos, renda, PIB e população economicamente ativa, especialmente jovens que saem do curso superior. "Com a construção da ponte internacional,com certeza esta situação vai mudar. Me sinto feliz por ter dado a minha contribuição, juntamente com toda a acomitiva da AMM. Mattos ressaltou que depois da pavimentação das BRs 285 e 392, a construção da ponte internacional é o maior investimento público federal da região.

CONFIANÇA NA BANCADA GAÚCHA
Em todo este processo de mobilização da região quanto às tratativas da emenda de bancada da ponte internacional Porto Xavier/San Javier, é preciso muita parcimônia ao citar nomes para que não se cometam injustiças, pois muitos foram os envolvidos para que este sonho se tornasse realidade. No caso da bancada federal gaúcha, os proponentes da emenda da ponte internacional Porto Xavier/San Javier foram os deputados Darcísio Perondi e Cajar Nardes, porém, todos os parlamentares e senadores gaúchos abraçaram esta luta, que tem quase meio século, e ficaram felizes com esta conquista.

"Em nome da Associação dos Municípios das Missões (AMM) reiteramos, com muita emoção que AS MISSÕES CONFIAM E AGRADECEM A BANCADA GAÚCHA", destacou o dirigente da AMM, Brasil Antonio Sartori, acrescentando a valorosa contribuição também do deputado estadual missioneiro, Eduardo Loureiro, que sempre esteve ao lado da AMM nas articulações políticas, defendendo publicamente seu apoio à ponte Porto Xavier/San Javier.

ATO COMEMORATIVO
No próximo dia 24 de novembro, às 9 horas da manhã durante assembleia da Associação dos Municípios das o Missões, na sede da entidade, em Cerro Largo, será realizado um grande ato comemorativo com a presença de representantes da bancada gaúcha, prefeitos, vereadores, empresários, imprensa e outros convidados.

Mais fotos na página da AMM  no facebbok
Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa AMM

terça-feira, 17 de outubro de 2017

MESTRADO DA UFFS INSCRIÇÕES COMEÇAM AMANHÃ.

Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas: inscrições iniciam no próximo dia 18

São orfertadas 15 vagas, divididas em duas linhas de pesquisa

Assessoria de Comunicação do Campus Cerro Largo 
Publicado em: 14 de setembro de 2017 08h09min / Atualizado em: 14 de setembro de 2017 09h09min

Foi publicado o edital do processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) oferecido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo. Podem se inscrever no processo candidatos que concluíram curso de Graduação reconhecido pelo MEC ou que terão concluído o curso até o ato da matrícula.
São ofertadas 15 vagas, sendo duas reservadas para candidatos autodeclarados indígenas e uma para candidatos com deficiência. As vagas são distribuídas em duas linhas de pesquisa: “Estado, sociedade e políticas de desenvolvimento” (8 vagas) e “Dinâmicas sociopolíticas e experiências de desenvolvimento” (7 vagas).
As inscrições devem ser realizadas a partir do dia 18 de setembro até 20 de outubro de 2017, das 8h às 11h30 ou das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, na Secretaria do Programa do Mestrado, na Unidade Seminário (sala 1-2-16), na rua Major Antônio Cardoso, 590, Centro. Podem ser feitas pessoalmente ou por meio de procuração devidamente reconhecida em cartório.
O processo seletivo constará de duas etapas: a primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de prova escrita de conhecimento específico; e a segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de avaliação do currículo, pré-projeto e arguição. Todas as etapas serão realizadas no Campus Cerro Largo.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

BRASIL E ARGENTINA UNIDOS NO CAMINHO DAS MISSÕES JESUÍTICO-GUARANI.

Agora é oficial: Brasil e Argentina unidos no Caminho das Missões Jesuítico-Guarani
16 de Outubro de 2017

Em San Ignacio/Misiones, AMM recebeu documento formal que consolida a Internacionalização do Caminho das Missões

Momentos históricos e de muita emoção foram celebrados em San Ignácio Miní/Misiones/Argentina, nos dias 12 e 13 de outubro de 2017: o lançamento oficial da Internacionalização do Caminho das Missões Jesuítico-Guarani, integrando os povos missioneiros do Brasil e da Argentina, que contou com a presença de peregrinos e autoridades dos dois países. Em 2018 também o Paraguai fará parte do roteiro. "Um largo caminho, moldado com muito trabalho e dedicação, que conecta com o coração daqueles que querem desfrutar cada passo desta viagem", comemorou com gratidão, a empresária da operadora de Turismo Caminho das Missões, Marta Benatti, uma das idealizadoras da iniciativa.

No dia 12, os peregrinos saíram de Corpus Corpus Christi, situado às margens do rio Paraná, divisa com o Paraguai. Após percorrerem 22 quilômetros, chegaram em San Ignácio no início da noite, acompanhados por Romaldo Melher e Marta Benatti, quando foram recepcionados de forma muito calorosa, com aplausos e show do coral guarani da aldeia Tava Miri Mbae Pu, que entoou lindas e suaves canções. Na sequência, convidados e peregrinos assistiram o emocionante espetáculo de imagem, luz e som, dentro de uma dos patrimônios mundiais da humanidade: o Sítio de San Ignácio Mini.

POVOS MISSIONEIROS
E na manhã do dia 13 foi realizado o ato solene de entregue ao presidente da AMM, Brasil Sartori, pelo intendente anfitrião, Esteban Romero, o documento assinado pelo Consejo Deliberante del Município de San Ignacio declarando oficialmente a “integración de Argentina em la Ruta de las Misiones Jesuítico Guarani, entre los pueblos misioneros Brasil y argentina”. “É uma honra receber em nome da região das Missões/Rio Grande do Sul/Brasil, este documento que concretiza mais um avanço histórico para o turismo missioneiro”, salientou o presidente da Associação dos Municípios das Missões.

PRODUTO MUNDIAL
Sartori agradeceu ao intendente e a toda comunidade de San Ignacio pela receptividade à delegação brasileira, destacando a relevância da união dos setores público e privado na consolidação da internacionalização do Caminho das Missões. “Nosso reconhecimento especial também aos peregrinos, pois o turismo só acontece por causa de vocês. Toda a região missioneira está de parabéns”, reconheceu Sartori ao enfatizar: “temos um produto aqui na América do Sul que ninguém tem no mundo, que são as Missões Jesuítico-Guarani”, evidenciou Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís.

O dirigente da AMM também fez questão de reiterar sobre a incansável luta da região pela construção da ponte internacional Porto Xavier/San Javier, que vai impulsionar o turismo e a economia. O intendente anfitrião, Esteban Romero, evidenciou a importância desta união entre os dois países e também para a comunidade de San Ignacio, que há muito tempo sonha com esta integração, e garantiu: “estarei presente em Santo Ângelo, no dia 29 deste mês, no encerramento deste roteiro internacional”.

Diretor do Departamento de Turismo (Detur) e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein expressou a satisfação deste momento de união dos 30 Povos do Brasil, Argentina e em breve do Paraguai. “Esta data será para sempre lembrada pelas gerações futuras, por sua grandiosidade para a história missioneira brasileira e argentina”, ressaltou Klein.

A delegação do Brasil, integrada pelo presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antônio Sartori; presidente da Associação das Primeiras-Damas das Missões, Iara Sartorii; diretor do Departamento de Turismo e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein; secretário de Turismo de São Miguel das Missões; vice-prefeito de Santo Ângelo, Bruno Hesse; vereador João Neri, de São Nicolau, entre outros missioneiros, foi recebida com a costumeira acolhida dos hermanos argentinos.

ROTEIRO INTERNACIONAL
Serão 18 dias de caminhada percorrendo 410 quilômetros e passando por 4 patrimônios culturais mundiais. Argentina: Corpus; San Ignácio Mini; Loreto; Santa Ana; Cerro Azul; Santa Maria la Mayor; Itacaruaré, e San Javier. Brasil: Porto Xavier; Assunção do Ijuí (Roque Gonzales) e Pirapó. São Nicolau; São Luiz Gonzaga/São Lourenço; Caibaté/Caaró; São Miguel das Missões, São João Batista/Entre-Ijuís e Santo Ângelo se unirão ao roteiro já existente no Brasil.

O evento de encerramento ocorrerá no dia 29 de outubro em frente à Catedral Angelopolitana/Santo Ângelo, com programação prevista a partir das 17 horas, incluindo shows e apresentações culturais, missa do encontro com o Anjo da Guarda, entre outras atrações para enaltecer a chegada dos peregrinos. "Em nome de Santo Ângelo e do povo missioneiro, estaremos esperando com muita alegria a chegada dos caminhantes e convidados em nossa capital das Missões”, avisou o vice-prefeito de Santo Ângelo, Bruno Hesse.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa AMM

domingo, 15 de outubro de 2017

PESQUISA APONTA PANORAMA EXTENÇAO UNVIERSITÁRIA DA UFFS.

Pesquisa aponta para o panorama da Extensão Universitária da UFFS – Campus Cerro Largo

A pesquisa revelou que as ações de Extensão estudadas envolveram um público estimado de 8700 pessoas.

Assessoria de Comunicação do Campus Cerro Largo 
Publicado em: 21 de setembro de 2017 16h09min / Atualizado em: 21 de setembro de 2017 17h09min



A Extensão Universitária como estratégia para o desenvolvimento regional foi o tema de uma pesquisa realizada no Campus Cerro Largo, pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP), Mariângela Brum Frota, orientada pela professora Enise Barth Teixeira. O estudo resgatou as ações extensionistas do Campus entre 2010 e 2016, e apontou que, neste período, cerca de 203 atividades entre programas, projetos e eventos foram realizados, dos quais 15 são de editais externos, 88 de editais Internos e 100 de Demanda Espontânea.
Para o estudo, foram selecionados dois programas e dois projetos de Extensão, com o objetivo de analisar duas realidades diferentes: um programa se diferencia de um projeto, entre outros fatores, pela amplitude das ações, os recursos financeiros e o público envolvido. Participaram da pesquisa os coordenadores dos programas e projetos, os gestores da UFFS – Campus Cerro Largo e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), e participantes das ações de Extensão. Dentre as ações pesquisadas, estão dois programas realizados pelo Campus: o “Programa Institucional de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira – Noroeste do Estado do RS”, e “Processos e ações de Extensão da ITCEES: desafios e impactos para o desenvolvimento territorial sustentável e solidário das regiões Noroeste e Missões do Rio Grande do Sul”.
A pesquisa revelou que as ações de Extensão estudadas envolveram um público estimado de 8700 pessoas, e que a Extensão do Campus Cerro Largo está consolidada em três áreas: Formação de Professores; Agricultura, Agroecologia e Desenvolvimento Regional; e Cooperativismo e Economia Solidária. Os participantes dos programas/projetos manifestaram que essas ações podem proporcionar mudanças nos cenários e nas concepções de atuação dos envolvidos.
Para a mestranda, as principais contribuições para o desenvolvimento regional “ocorrem na medida em que a atividade colabora na formação acadêmica e profissional, integrando-se ao Ensino e à Pesquisa, possibilitando aos acadêmicos o exercício da sensibilidade com as demandas regionais. Somados a isso, a Extensão se revela também como lócus de interdisciplinaridade, agregando áreas distintas e colaborando para a modificação da forma de transmissão do conhecimento, que tradicionalmente tem a tendência de fragmentação. Por meio da aproximação de diferentes indivíduos, a Extensão pode promover a formação de sujeitos de mudança, trabalhando no sentido de transformação social”, explica.
Secundarização da Extensão Universitária

No entanto, o estudo mostra também que existe uma grande desvalorização da Extensão Universitária em relação ao Ensino e à Pesquisa. Os resultados apontam que os fatores que dificultam a sua operacionalização são os recursos restritos, a curta duração dos programas/projetos, menor pontuação requerida em eventos e publicações de Extensão, uma cultura acadêmica que evidencia a Pesquisa, secundarizando a Extensão, e a burocratização dos processos. “Uma atividade que é considerada a de maior relevância social no tripé Ensino/Pesquisa/Extensão é, ao mesmo tempo, inferiorizada. A UFFS é uma universidade popular que tem na sua gênese a característica da participação e da construção coletiva, e a Extensão, dos três pilares da academia, é o que tem mais proximidade com a sociedade, reafirmando o compromisso de produzir e socializar o conhecimento, inclusive com aqueles que estão além dos muros da universidade”, destaca Mariângela.
A acadêmica acrescenta que não é pretensão da Extensão resolver os problemas históricos da região, porém ela se coloca na perspectiva de buscar a integração de seu entorno, auxiliando na promoção do desenvolvimento regional. “Este estudo pretende colaborar no sentido de dar mais visibilidade à Extensão realizada no Campus Cerro Largo, e à transformação social que uma universidade federal pode promover numa comunidade, objetivando também a reflexão sobre os caminhos dessa atividade, podendo auxiliar subsidiariamente na Política de Extensão da UFFS”, finaliza.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

ABERTA A 22ª. OKTOBERFEST MISSÕES.





Cerro Largo parou nesta quarta dia 11 de outubro para o já tradicional
desfile de Abertura da 22ª. Oktoberfest Missões .

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

CHUVARADA PODERÁ PREJUDICAR A OKTOBERFEST MISSÕES.

A previsão é de muita a partir desta noite de 11
de Outubro dia da Abertura de mais uma
edição da Oktoberfest Misssões aqui em Cerro Largo.
A boca não tá boa e deve chover muito já à partir
desta noite indo até sábado. Como são previstos
mais de 150 mm de chuva esperamos que 
não ocorram prejuízos maiores aos participantes
da nossa Festa junto ao Parque da Expocel.

AMM CONFIANTE NA EMENDA PELA PONTE INTERNACIONAL.

Emenda de bancada: AMM segue confiante e mobilizada pela inclusão da ponte Porto Xavier/San Javier
11 de Outubro de 2017
Até a próxima terça-feira (17) os deputados irão votar as prioridades que serão contempladas no orçamento 2018. E a região das Missões estará novamente representada no Congresso Nacional.

A força e determinação do povo missioneiro mais uma vez foi exaltada com louvor. Na noite de terça-feira (10/10), mais de 40 representantes da região das Missões, incluindo prefeitos, vereadores, secretários municipais, imprensa e deputado estadual, apresentaram para a bancada federal gaúcha o projeto da ponte internacional Porto Xavier (Brasil) e San Javier (Argentina). A comitiva missioneira não apenas pediu aos parlamentares para que elencasse o pleito para o orçamento de 2018, mas também contextualizou que, conforme apontam as características do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), técnica e economicamente Porto Xavier é o melhor local para receber o empreendimento.

Antes da reunião da bancada gaúcha a comitiva missioneira, liderada pelo presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) Brasil Antonio Sartori, e pelo diretor do Departamento de Turismo (Detur), Ricardo Klein, teve uma reunião preliminar no plenário 11 da Câmara dos Deputados, que contou com a presença dos deputados federais Darcísio Perondi, Cajar Nardes e Jerônimo Goerguem, além do deputado estadual e presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, Eduardo Loureiro, que sempre defendeu as lutas da AMM, em especial a instalação da ponte na região das Missões.

AS MISSÕES CONFIAM NA BANCADA GAÚCHA
Durante todo o dia de segunda-feira (9) e de terça-feira (10), representantes da região das Missões percorreram todos os gabinetes buscando voto dos parlamentares, e entregando um documento completo com todas as informações sobre o projeto da ponte Porto Xavier/San Javier. Numa verdadeira peregrinação no Congresso Nacional, os missioneiros carregavam, com muito orgulho, uma faixa com foto do projeto da nova concepção da ponte e com uma frase que demonstra o sentimento que move as lideranças missioneiras: AS MISSÕES CONFIAM NA BANCADA GAÚCHA!

SEM TRÉGUAS
As votações das prioridades que serão contempladas em emendas de bancada no orçamento de 2018, cujas propostas de diferentes regiões do RS foram oficialmente apresentadas à bancada gaúcha na última terça, devem ser definidas e anunciadas até a próxima terça-feira (17/10). O projeto da ponte internacional Porto Xavier/San Javier foi apresentado pelo presidente da AMM e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Sartori, e pelo secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos, acompanhados de toda a comitiva da região das Missões. “Nossa força não pode esmorecer e seguimos trabalhando junto à bancada federal gaúcha. A AMM estará novamente muito bem representada em Brasília, na segunda-feira (16), se possível com prefeitos que não puderam nos acompanhar nesta semana”, ressaltou Sartori. Ele acrescentou que enquanto isso, prefeitos e vereadores continuarão em contato e buscando apoio dos parlamentares de suas bases.
Presidente da Comissão Binacional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier, Vilmar Kaiser salientou que as perspectivas são muito positivas. “Sempre que há mobilização e união, as chances de êxito são maiores. Estamos confiantes e empenhados para que, depois de mais de 50 anos, este sonho se torne realidade”, evidenciou Kaiser, que é prefeito de Porto Xavier.

COMITIVA MISSIONEIRA
Integraram a comitiva missioneira, além de vereadores e secretários municipais, o presidente da AMM e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori; o presidente da Comissão Binacional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier e prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser; o vice-residente da AMM e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto; o diretor do Detur e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein; o deputado estadual, Eduardo Loureiro; o presidente da Associação do Legislativo das Missões (ALM), vereador Bio Milczarek; os prefeitos de Bossoroca, José Moacir Dutra; Roque Gonzales, João Hass; São Paulo das Missões, Noeli Borré Ruwer; Guarani das Missões, Jeronimo Jaskulski; Santo Ângelo, Jacques Barbosa; São Miguel das Missões, Hilário Casarin; Salvador das Missões, Daniel Gorski; São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani e Eugênio de Castro, Jaime Zweigle.

O dirigente da AMM agradeceu com reconhecimento a fundamental participação dos prefeitos, vereadores, secretários municipais e também do deputado Loureiro, que estiveram na capital federal buscando o apoio da bancada gaúcha. De igual forma, agradeceu a atenção de todos os parlamentares gaúchos, independente de questões partidárias. “Foi um ato histórico esta forte mobilização pela ponte em Brasília. Mais de 40 missioneiros unidos e carregando a luta pela ponte Porto Xavier/San Javier numa faixa, na voz e principalmente no coração”, concluiu com otimismo, Brasil Antonio Sartori.
Neste contexto, é válido lembrar que para alguns a construção da ponte Porto Xavier/San Javier é mera utopia, porém, como disse o grande filósofo Martin Luther King “É MELHOR TENTAR E FALHAR, QUE PREOCUPAR-SE E VER A VIDA PASSAR”.


Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa AMM

terça-feira, 10 de outubro de 2017

AMM UNE FORÇAS PARA COBRAR ESTADO E UNIÃO.

AMM une forças para cobrar do Estado e da União quitação dos repasses aos municípios
10 de Outubro de 2017
Entre as principais medidas definidas na assembleia da Famurs, está a viabilização do pagamento dos recursos para os setores da saúde, educação e assistência social

O presidente da Associação de Municípios das Missões (AMM), Brasil Antonio Sartori, conjuntamente com dirigentes e representantes das outras 26 Associações Regionais gaúchas, participou da assembléia ordinária da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), realizada no final da tarde de segunda-feira (9/10), em Porto Alegre. O encontro foi permeado pela organização de ações de enfrentamento à crise econômica que segue afetando fortemente os municípios, em razão da falta de repasses financeiros por parte do Estado e da União para atender áreas prioritárias como saúde, educação e assistência social. “Tudo isso gera a diminuição nas receitas municipais, ou seja, quem sofre duras consequências é a nossa população, pois as prefeituras ficam impossibilitadas de atender todas as demandas necessárias”, constatou Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís.

Os trabalhos da reunião, que contou com a presença do ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, foram coordenados pelo presidente da Famurs e prefeito de Rio dos índios, Salmo Dias. Ele explicou "que em agosto passado a Federação se manifestou favorável à judicialização por parte dos municípios contra o Tesouro do Estado para garantir os repasses da saúde, considerando que as prefeituras amargam atrasos desde maio de 2014. Salmo ressaltou que mais de 70 prefeituras já obtiveram liminar na Justiça para garantir os repasses do Estado e outras 60 ingressaram judicialmente com a mesma finalidade”.

As deliberações da assembleia incluem uma audiência no Palácio Piratini com o governador José Ivo Sartori, que será agendada via Famurs e contará com a presença dos dirigentes das 27 Associações Regionais do RS. “Sem dúvida a soma de esforços dos dirigentes das associações vai fortalecer as reivindicações municipalistas”, evidenciou Brasil Antonio Sartori, que contribuiu de forma significativa com sugestões que foram aprovadas pelos participantes .

EMPENHO DA FAMURS
Além de disponibilizar suporte técnico e jurídico para os municípios ingressarem na Justiça e garantirem os repasses mensais dos programas municipais de saúde pactuados com o Estado, a Famurs apresentará duas emendas à Proposta Orçamentária do Estado para 2018 (PL 188/2017), que tramita na Assembleia Legislativa e deverá ser votada em plenário até 28 de novembro. Nas emendas propostas, que devem ser protocoladas regimentalmente até a próxima dia sexta-feira (13/10), a Federação pede a destinação de R$ 24 milhões para incentivo aos hospitais de pequeno porte e pronto-atendimentos, e aditivo de R$ 20 milhões no orçamento para aplicação na Política de Incentivo Estadual à Qualificação da Atenção Básica em Saúde (Pies), que atinge os 497 municípios gaúchos.

Na área da saúde, ainda foi apresentada aos prefeitos a contrariedade à possível aprovação da PEC 22/2011, que dispõe sobre a política remuneratória dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, que implicará déficit superior a R$ 22 milhões/ano nos orçamentos municipais, gerando repercussão em outras classes. A Famurs ainda apresentará outras duas emendas que contemplam, respectivamente, as áreas da assistência social e da educação. Conforme entendimento na assembleia, estes pleitos devem ser cobrados pelos prefeitos junto aos deputados de suas bases.

PAUTAS MUNICIPALISTAS 
Entre os assuntos que pautaram a asembleia ordinária da Famurs, que se estendeu até às 20 horas devido a intensidade e relevância dos temas abordados, destacam-se:

•Encontro de contas (PLV 25/2017) – trata do parcelamento de dívidas previdenciárias de Estados e municípios com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
•Precatórios (PEC 212/2016) - prorroga o prazo do pagamento dos precatórios de 2020 para 2030.
•Encargo vinculado ao repasse necessário (PEC 122/2015) – proíbe a imposição e a transferência, por lei, de qualquer encargo financeiro decorrente da prestação de serviço público para a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, bem como proíbe a criação ou aumento de despesa que não conste da lei orçamentária anual ou do projeto de lei orçamentária anual enviado pelo chefe do Poder Executivo nos termos que especifica.
•Lei de Licitações (PL 6814/2017) – institui normas para licitações e contratos da Administração Pública.
•Consórcios Cauc (PL 2542/2015) – limita as exigências legais de regularidade, quando da celebração de convênios com a União, ao próprio consórcio público envolvido, sem estendê-las aos entes federativos nele consorciados.
•Consórcio CLT (PL 2543/2015) – estabelece que, no consórcio público com personalidade jurídica de direito público, o pessoal seja regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
•Legitimação ADI e ADC (PEC 253/2016) – altera o Artigo 103 da Constituição Federal para permitir que entidade de representação de municípios de âmbito nacional possa propor Ação Direta de Inconstitucionalidade e Ação Declaratória de Constitucionalidade.
•Resíduos sólidos (PEC 2289/2015) – prorroga o prazo para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos sólidos.
•Simplificação da prestação de contas dos pequenos municípios (PEC 77/2015) – estabelece que os órgãos e as entidades da administração pública dispensarão os municípios de menor porte, assim definidos em lei, tratamento jurídico diferenciado, com vistas a simplificar a liberação de recursos e a fiscalização das contas prestadas, inclusive de transferências voluntárias.
•Emendas aos PLOA direcionadas ao FPE e FPM (PEC 61/2015) – possibilita emendas individuais ao Projeto da Lei Orçamentária Anual da União para repasse de recursos diretamente ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) e ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).



Por Karin Schmidt
Fonte: Famurs

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

ASSEMBÉLIA DA AMM É HOJE .

Oktoberfest Missões vai sediar assembleia da AMM nesta  sexta-feira
09 de Outubro de 2017
Situação das escolas estaduais nos municípios missioneiros e constituição de um abrigo para crianças e adolescentes, integrarão a pauta

Em meio as festividades da 22ª Oktoberfest Missões, que acontece em Cerro Largo nesta semana (11 a 16/10), será realizada a tradicional assembleia da Associação dos Municípios das Missões (AMM). A reunião ocorrerá na manhã de sexta-feira (13/10), a partir das 9 horas na sede da AMM. "Contamos com a presença dos colegas prefeitos e comitivas dos 26 municípios, pois serão debatidas questões importantes em apoio às necessidades das nossas comunidades", destacou o prefeito anfitrão, Valter Spies, que solicitou que no mês de outubro a assembleia fosse realizada em Cerro Largo, dentro da programação da Oktoberfest.

"Aproveito para renovar meus agradecimentos a todos os prefeitos, em especial ao colega Auri Kochhan, de Pirapó, que sediaria a reunião deste mês e concordou em trocar a data para atender ao nosso pedido", evidenciou Spies. Situação das escolas estaduais nos municípios missioneiros, constituição de um serviço de acolhimento para crianças e adolescentes, estarão entre os principais assuntos do encontro, que contará com a participação dos secretários municipais de Educação. Também terão reuniões paralelas das primeiras-damas, secretários municipais de Saúde e de Assistência Social.

Os trabalhos serão conduzidos pelo vice-presidente da AMM e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto, com o apoio dos demais membros da diretoria, em virtude de que o presidente da entidade, Brasil Antonio Sartori, estará em San Ignácio/Argentina, representando a Associação no lançamento da Internacionalização do Caminho das Missões, juntamente com outras autoridades brasileiras e argentinas.

EM CLIMA DE OKTOBERFEST
Além da assembleia da AMM, os prefeitos e comitivas da região, estarão prestigiando a abertura oficial da Oktoberfest Missões, às 16h30 minutos, em frente a Prefeitura Municipal de Cerro Largo. Em sua 22ª edição, esta grande festa se destaca pela valorização da cultura germânica, alegria e diversidade da programação, por isso está entre os principais atrativos da região missioneira. A Oktoberfes Missões, de 11 a 16/10, é uma festa que exalta a alegria, pois reúne música, dança, gastronomia típica, artesanato e, claro, muito chopp!

Por Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa-AMM

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Tudo pronto para o lançamento da Internacionalização do Caminho das Missões

Tudo pronto para o lançamento da Internacionalização do Caminho das Missões
05 de Outubro de 2017

Momento histórico de integração entre os Povos Missioneiros do Brasil e Argentina vai marcar a manhã de quinta-feira (13/10), em San Ignácio Mini/Argentina

As Missões unidas pela mesma emoção. E assim, vai começar uma nova página na história missioneira: a integração da Argentina ao Caminho das Missões, com o lançamento da internacionalização do “CAMINO DE LAS MISIONES JESUÍTICOS GUARANÍES”. A caminhada inicia em Corpus, numa pequena cidade na fronteira com o Paraguai. No final do dia 12, o grupo de peregrinos chegará em San Ignácio Mini, Província de Misiones/Argentina, para o evento. E no dia 13, às 9h30min, acontecerá o ato solene com a presença de peregrinos e autoridades dos dois países. O encerramento será no Brasil/RS/Missões, em Santo Ângelo, dia 29 de outubro.

Presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), Brasil Antonio Sartori reiterou a relevância da atuação coletiva. “Sempre que poder público e privado trabalham em conjunto, aumentam consideravelmente as chances de consolidações das ações pretendidas, como é o caso da internacionalização do Caminho das Missões”, ressaltou Sartori,  prefeito de Entre-Ijuís, que estará liderando a comitiva missioneira até o evento.

Esta primeira caminhada experimental internacional está sendo lançada pela operadora de turismo Caminho das Missões. De acordo com Marta Benatti, sócia da operadora, esta iniciativa representa a realização de um sonho idealizado desde a década de 90, quando ocorreu a primeira caminhada experimental.
“A internacionalização do Caminho tem como principais objetivos a integração dos 30 Povos das Missões e o desenvolvimento do turismo regional, onde se busca a união com os países vizinhos e unificação dos produtos turísticos missioneiros ao mercado nacional e internacional”, destacou Marta, acrescentando a importância da parceria com o poder público, em especial a AMM/Funmissões e Prefeitura Municipal de Santo Ângelo.

ROTEIRO INTERNACIONAL
Serão 18 dias de caminhada percorrendo 410 quilômetros e passando por 4 patrimônios culturais mundiais, incluindo lugares de belezas naturais inigualáveis. ROTEIRO BRASILEIRO: Corpus; San Ignácio Mini; Loreto; Santa Ana; Cerro Azul; Santa Maria la Mayor; Itacaruaré, e San Javier.
ROTEIRO BRASILEIRO: Porto Xavier; Assunção do Ijuí (Roque Gonzales) e Pirapó. São Nicolau; São Luiz Gonzaga/São Lourenço; Caibaté/Caaró; São Miguel das Missões, São João Batista/Entre-Ijuís e Santo Ângelo se unirão ao roteiro já existente no Brasil.

ENCERRAMENTO
O evento de encerramento ocorrerá no dia 29 de outubro em frente à Catedral Angelopolitana/Santo Ângelo, onde sempre acontece a emocionante chegada. A programação inicia às 17horas, com shows e apresentações culturais, missa do encontro com o Anjo da Guarda, entre outras atrações. A chegada dos peregrinos na capital das Missões está prevista para às 19 horas.


Por Karin Schmidt
Fonte: Operadora de Turismo Caminho das Missões

terça-feira, 3 de outubro de 2017

AMM MOBILIZADA PELA PONTE PORTO XAVIER/SAN JAVIER

Mobilização Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier: AMM vai se reunir com a bancada gaúcha em Brasília
03 de Outubro de 2017
Na próxima terça-feira (10/10), às 17 horas, uma forte comitiva da região missioneira estará reunida na capital federal com a bancada gaúcha no Congresso Nacional, em busca de emendas de bancada para a viabilização da ponte internacional Porto Xavier (Brasil) e San Javier/Argentina.

“Estamos nos organizando para que estejam presentes mais de 50 representantes da região missioneira, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, empresários, sindicalistas e secretários municipais”, ressaltou o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Brasil Antonio Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís.

De acordo com Sartori, a audiência foi solicitada e agendada pela AMM, via gabinete do deputado federal, Darcísio Perondi. “Este é o momento de mostrar a mobilização dos missioneiros nesta luta, por isso a importância de estarmos representados em grande número”, enfatizou o dirigente da AMM.

Prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser reiterou a relevância da massiva participação das Missões na reunião com toda a bancada federal gaúcha. “Chegou a hora de demonstrarmos a força da nossa região. Em nome de Porto Xavier, contamos com todos os colegas prefeitos e demais comitivas missioneiras na audiência em Brasília”, concluiu Kaiser, presidente da Comissão Binacional Pró-Ponte Porto Xavier /San Javier.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa AMM

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...