domingo, 19 de maio de 2013

EXPANSÃO DA UFFS.


Expansão da UFFS: documento com as demandas da comunidade regional é finalizado em Cerro Largo

DSC_1533_2_optNa última sexta-feira (10), o Conselho do Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul de Cerro Largo realizou sua última sessão extraordinária aberta para discutir as possibilidades de expansão da Universidade. A sessão aprovou uma versão do documento final, que levantou as demandas da comunidade acadêmica, local e regional nas duas sessões anteriores (a primeira realizada no dia 12 de março e a segunda no dia 04 de abril).
Para o diretor do Campus Cerro Largo, Edemar Rotta, a finalização da etapa de discussões e debates, e a intensa participação da comunidade externa, mostram o importante espaço que a UFFS vem ocupando regionalmente: “Essa conquista é importante para a construção de uma trajetória um pouco diferente de Educação Superior, nesse universo que compõe a Fronteira Sul. Sinto-me gratificado com todo esse trabalho realizado. Foi um debate intenso, não só dentro deste espaço, mas nós tivemos a oportunidade também de estar em outros lugares discutindo”, destaca. Rotta esteve em diferentes cidades e instituições discutindo a expansão, como no município de Panambi, no dia 25 de fevereiro deste ano.
Para o coordenador acadêmico, Ivann Carlos Lago, o momento foi de grande satisfação: “Estou feliz com o balanço geral deste trabalho. Não só pelo resultado que foi produzido, mas principalmente pelo que aprendemos nessas sessões abertas, com os diálogos, com os debates. Penso que aprendemos muito com isso, coletiva e institucionalmente”, disse.
Proposta de expansão: o documento final
O documento final, que aponta as diretrizes para expansão e os cursos preferenciais a serem criados, deverá ser analisado e aprovado em sessão ordinária do Conselho do Campus em maio e junho deste ano. Logo após, será encaminhado ao Gabinete da Reitoria e produzido um documento institucional contendo as definições dos demais campi da UFFS que então será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).
Diretrizes para Expansão da UFFS
O documento traz diretrizes gerais a partir das quais o movimento de expansão deve ocorrer. Elas levam em conta (1) a não dicotomização entre criação de novos cursos e consolidação dos existentes - já que segundo o coordenador acadêmico, Ivann Carlos Lago, “para expandir, não precisa precarizar” - (2) o fortalecimento das áreas de conhecimento, ou seja, a concentração de cursos em áreas que possam agregar capital intelectual, otimizando professores e habilidades, (3) a não precarização das condições de trabalho e de ofertas dos cursos, (4) garantia das condições de infraestrutura, (5) novos códigos de vagas para docentes e técnicos, (6) a sintonia com as demandas regionais e, por último, (7) a sintonia com os programas e prioridades do Ministério da Educação (MEC).
Cursos sugeridos pela UFFS
O foco do debate para o ano de 2013 é o fortalecimento dos campi já existentes e dos cursos neles ofertados, reforçando a prerrogativa de consolidar áreas de conhecimento. Os cursos sugeridos pela comunidade acadêmica e externa, e que constam no documento final, são: Pedagogia, Matemática, Educação Física, Artes e Ciências Sociais – na área de Licenciatura – e Zootecnia e/ou Veterinária, Economia ou Administração Pública, Engenharia Agrícola (ou outro curso dentro da grande área de Engenharia), Direito e Medicina – como Bacharelados. Além disso, o documento especifica as condições estruturais e recursos humanos necessários para a implantação de cada um, bem como a política ou programa do governo federal a que eles estão poderão se vincular.
Outra demanda da comunidade foi a criação de novos campi em outros municípios da região do Noroeste do Rio Grande do Sul. Porém, conforme afirma o coordenador acadêmico, neste momento o debate foca-se especificamente na criação de novos cursos de graduação, embora isso não signifique “a exclusão de outros e futuros debates sobre a expansão para tratar desse assunto”, afirma.
O documento elaborado nesta sessão tem livre acesso e pode ser encontrado na Secretaria dos Conselhos, na UFFS – Campus Cerro Largo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...