Expansão da UFFS: documento com as demandas da comunidade regional é finalizado em Cerro Largo
Na última
sexta-feira (10), o Conselho do Campus da Universidade Federal da
Fronteira Sul de Cerro Largo realizou sua última sessão extraordinária aberta
para discutir as possibilidades de expansão da Universidade. A sessão aprovou
uma versão do documento final, que levantou as demandas da comunidade acadêmica,
local e regional nas duas sessões anteriores (a primeira realizada no dia 12 de
março e a segunda no dia 04 de abril).
Para o diretor do Campus Cerro Largo,
Edemar Rotta, a finalização da etapa de discussões e debates, e a intensa
participação da comunidade externa, mostram o importante espaço que a UFFS vem
ocupando regionalmente: “Essa conquista é importante para a construção de uma
trajetória um pouco diferente de Educação Superior, nesse universo que compõe a
Fronteira Sul. Sinto-me gratificado com todo esse trabalho realizado. Foi um
debate intenso, não só dentro deste espaço, mas nós tivemos a oportunidade
também de estar em outros lugares discutindo”, destaca. Rotta esteve em
diferentes cidades e instituições discutindo a expansão, como no município de
Panambi, no dia 25 de fevereiro deste ano.
Para o coordenador acadêmico, Ivann Carlos Lago,
o momento foi de grande satisfação: “Estou feliz com o balanço geral deste
trabalho. Não só pelo resultado que foi produzido, mas principalmente pelo que
aprendemos nessas sessões abertas, com os diálogos, com os debates. Penso que
aprendemos muito com isso, coletiva e institucionalmente”, disse.
Proposta de expansão: o documento
final
O documento final, que aponta as diretrizes para
expansão e os cursos preferenciais a serem criados, deverá ser analisado e
aprovado em sessão ordinária do Conselho do Campus em maio e junho deste
ano. Logo após, será encaminhado ao Gabinete da Reitoria e produzido um
documento institucional contendo as definições dos demais campi da UFFS
que então será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).
Diretrizes para Expansão da UFFS
O documento traz diretrizes gerais a partir das
quais o movimento de expansão deve ocorrer. Elas levam em conta (1) a não
dicotomização entre criação de novos cursos e consolidação dos existentes - já
que segundo o coordenador acadêmico, Ivann Carlos Lago, “para expandir, não
precisa precarizar” - (2) o fortalecimento das áreas de conhecimento, ou seja, a
concentração de cursos em áreas que possam agregar capital intelectual,
otimizando professores e habilidades, (3) a não precarização das condições de
trabalho e de ofertas dos cursos, (4) garantia das condições de infraestrutura,
(5) novos códigos de vagas para docentes e técnicos, (6) a sintonia com as
demandas regionais e, por último, (7) a sintonia com os programas e prioridades
do Ministério da Educação (MEC).
Cursos sugeridos pela UFFS
O foco do debate para o ano de 2013 é o
fortalecimento dos campi já existentes e dos cursos neles ofertados,
reforçando a prerrogativa de consolidar áreas de conhecimento. Os cursos
sugeridos pela comunidade acadêmica e externa, e que constam no documento final,
são: Pedagogia, Matemática, Educação Física, Artes e Ciências Sociais – na área
de Licenciatura – e Zootecnia e/ou Veterinária, Economia ou Administração
Pública, Engenharia Agrícola (ou outro curso dentro da grande área de
Engenharia), Direito e Medicina – como Bacharelados. Além disso, o documento
especifica as condições estruturais e recursos humanos necessários para a
implantação de cada um, bem como a política ou programa do governo federal a que
eles estão poderão se vincular.
Outra demanda da comunidade foi a criação de
novos campi em outros municípios da região do Noroeste do Rio Grande do
Sul. Porém, conforme afirma o coordenador acadêmico, neste momento o debate
foca-se especificamente na criação de novos cursos de graduação, embora isso não
signifique “a exclusão de outros e futuros debates sobre a expansão para tratar
desse assunto”, afirma.
O documento elaborado nesta sessão tem livre
acesso e pode ser encontrado na Secretaria dos Conselhos, na UFFS
– Campus Cerro Largo.
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