quinta-feira, 23 de maio de 2013

MUSEU 25 DE JULHO RECEBE VISITA DA UFFS.


Campus Cerro Largo leva estudantes e técnicos-administrativos ao Museu



Para marcar a 11ª Semana Nacional do Museu, que aconteceu de 13 a 19 de maio, a UFFS – Campus Cerro Largo organizou uma atividade de visita guiada ao Museu 25 de Julho, localizado no município no último dia 16. A visita, organizada pelo produtor cultural do campus, Tadeu Salgado, reuniu cinco técnicos-administrativos e 28 acadêmicos de cursos diferentes. “A visitação ao Centro Cultural possibilita o contato a um universo de obras produzidas aqui na região ao longo dos anos. Então, é um centro difusor de conhecimentos sobre a nossa história”, afirma o produtor.

Também, ainda durante a Semana Nacional do Museu, a professora de História da Fronteira Sul da UFFS, Bedati Finokiet, levou seus alunos da 1a fase de Agronomia com o intuito de complementar e aprofundar as pesquisas, leituras e debates referentes ao processo inicial de ocupação do Rio Grande do Sul e suas características culturais. “Os estudantes foram convidados a vivenciar uma experiência de Educação Patrimonial, tendo o Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo, por meio do contato direto com as evidências e manifestações da cultura dos povos originários, distribuídos em várias regiões do que hoje é o nosso estado, e que encontram-se guardadas e preservadas no museu”, ensina Bedati.

Segundo o estudante Augusto Melo, a visita ao museu foi fascinante. “Ficamos todos fascinados por tamanha quantidade de exemplares presentes nas salas, cada objeto "contando" uma história diferente da outra. Vimos objetos relacionados às reduções jesuíticas, que eram desde estátuas de santos e Jesus Cristo, até utensílios feitos de pedra utilizados para macerar grãos. Na sala mais ao fundo encontramos até mesmo itens que fazem alusão à expansão da fronteira agrícola nos estados do centro-oeste, por moradores da região que migraram para a região a partir da década de 1950”, relatou.
Neste ano, cerca de 1.250 museus do Brasil inteiro participaram da 11a Semana Nacional do Museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...