terça-feira, 28 de outubro de 2014

MÚSICA MISSIONEIRA E EMPREENDEDORISMO NA REUNIÃO DO DETUR.

Música missioneira e empreendedorismo motivaram participantes em reunião do Detur

Pedro Ortaça, um dos ícones musicais das Missões, falou sobre a influência da arte na divulgação do turismo. Presença da região em Buenos Aires e Gramado, também foi tema do encontro.

O encontro mensal do Detur/Funmissões que ocorreu em São Luiz Gonzaga, neste mês de outubro, abriu espaço também para a musicalidade. O show de Mário Meira, João Máximo e Jarbas Nadal, que se apresentaram na abertura do encontro, mostrou que o campo das artes, com ênfase na música, exerce papel fundamental no fomento do turismo regional. Outra participação expressiva foi do escritor missioneiro e coordenador da Trilha dos Santos Mártires, Sergio Venturini, que aproveitou para divulgar a próxima caminhada da comitiva por municípios da região, no período de 9 a 16 de novembro.
Projeto para propagar o turismo dos 26 municípios da AMM em stands da Expo São Luiz 2015 (30/09 a 04/10), foi apresentado na reunião pelo secretário municipal de Administração, Itamar Chagas, conjuntamente com o presidente do evento, Sergio Torres. A iniciativa tem entre os objetivos oferecer um ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades turísticas de cada comunidade, por meio do aprimoramento da integração regional.

Participação em Gramado e Buenos Aires
Nos dias 25 a 28 deste mês vai acontecer em Buenos Aires a Feira Internacional de Turismo (FIT). Conforme estabelecido na assembleia mensal do Detur foi designada para divulgar os atrativos turísticos missioneiros, no stand da Embratur e da Setur, a diretora de Turismo de São Luiz Gonzaga, Sandra Ferreira. Já nos dias 6 e 7 de novembro, no Festival de Turismo em Gramado, foi aberta a participação dos prefeitos e responsáveis pelo setor nos municípios. “Durante o evento haverá o lançamento da marca ‘Orgulho de ser Missioneiro’. Também será uma oportunidade para que mais pessoas engajadas em promover crescimento do turismo das Missões, conheçam o funcionamento deste tipo de feira. Contamos com uma grande representação da região”, ressaltou a diretora do Detur, Rosane Grabia, acrescentando que o transporte será disponibilizado pela Funmissões. As outras despesas ficam por conta dos participantes.
Os trabalhos foram conduzidos pela diretora do Departamento e prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia e pela secretária Executiva do Detur, Izabel Ribas, A reunião contou com a presença do presidente da AMM, prefeito anfitrião Junaro Rambo Figueiredo, do prefeito de Caibaté, Sérgio Birck, secretários municipais de Turismo, artistas plásticos, imprensa, entre outros.

Fortalecimento da rede hoteleira
Diretora do setor de Turismo de São Luiz Gonzaga, Sandra Ferreira fez uma explanação sobre as ações de infraestrutura, que estão sendo realizados pela rede hoteleira são-luizense para receber os turistas com maior conforto. Entre os estabelecimentos tradicionais da cidade que estão qualificando os serviços destacam-se: Cometa Plaza Hotel: conta com 88 apartamentos, totalmente equipados e dispõe de opções para atender às diferentes necessidades de cada cliente; Hotel do Mário: capacidade para acomodar 50 hóspedes. Ampliação do restaurante que passou a comportar 200 pessoas; Ivo Hotel: capacidade de acomodação para 59 pessoas. Está investindo na troca de mobiliários, cama box e ar condicionado, em todos os apartamentos. Hotel Ipê: trocou logo e fachada  para tornar o local com visual mais atraente; Hotel Xerife: capacidade inicial – 51 apartamentos, mais três quartos coletivos. Espaço com sala de jogos e academia. No próximo ano, vai construir mais 60 apartamentos.

Pousada temática
Empreendimento já em fase de construção, próximo ao trevo de acesso à São Luiz Gonzaga, na BR 285,  a Pousada Pedro Ortaça terá um espaço temático contando a trajetória deste renomado artista missioneiro. Com arquitetura semelhante às Ruínas de São Miguel, mas num estilo contemporâneo, o local  vai valorizar ainda mais o turismo cultural das Missões, reconhecido internacionalmente.

Complexo turístico Jayme Caetano Braun
Construção do complexo turístico Jayme Caetano Braun, na praça que leva seu nome, onde tem o monumento de 6 metros para homenagear o artista, fazem parte dos novos investimentos que serão executados via Ministério do Turismo. Sandra Ferreira explicou que o local será constituído de um Centro de Apoio ao Turista, com auditório para 25 pessoas, além da exibição de um documentário sobre a obra do payador, bem como a sua contribuição para o nascimento da música missioneira. As instalações incluem também uma sala de exposições e sanitários com acessibilidade. O segundo prédio será um centro de comercialização de artesanato, souvenirs e produtos coloniais.

Influência da música regionalista
Pedro e Rose Ortaça participaram da reunião do Detur, durante toda a manhã do último dia 14 de outubro. Músico, cantor e compositor, Pedro Ortaça falou sobre a representatividade dos artistas e da música missioneira para fomentar o turismo regional. “Há mais de 50 anos cantamos as raízes e a história desta terra. Noel Guarani, Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá e eu, formamos este ‘cancioneiro guaranítico’, como costumamos dizer”, recordou Pedro, ao enfatizar: “aqui tem história. E, em nossas andanças pelo mundo, graças a Deus, conseguimos divulgar nossa região, através do canto, da música e da poesia missioneira. Com nossa arte despertamos a curiosidade dos turistas em conhecer esse lugar, que retratamos em nossas canções”, explicou o músico.

“Ser missioneiro, um estado de alma”
Com esta frase, o músico, cantor e compositor Pedro Ortaça definiu o significado de ser missioneiro. Com sua serenidade característica, ele disse que não precisa ter nascido na região para ter este sentimento pela cultura das Missões. “Eu nasci aqui, sou filho desta terra. Mas, tenho sangue de português, de espanhol e de índio guarani, pois minha avó era uma índia guarani”, contou ele.
O músico são-luizense destacou a importância de que as escolas ensinem mais sobre o assunto. “ser missioneiro é também um estado de espírito, que está em nosso íntimo. Tem muita gente que nasceu aqui, mas pouco sabe sobre a região. Por isso, as escolas devem dar aulas para que as crianças de hoje e de amanhã possam conhecer e defender a nossa história missioneira”, sugeriu.

Legado de irmandade dos guaranis
A representatividade da cultura missioneira e do sentimento de irmandade dos índios guaranis, foi relembrada por Pedro Ortaça. "É na região das Missões que estão as reduções deste legado que ficou pra nós. A prova de que aqui existiu uma civilização maravilhosa, o povo guarani, em que todos eram irmãos e tinham carinho e respeito uns pelos outros. Esse afeto falta nos dias de hoje, pois é a ganância que predomina entre as pessoas. Nós, que nascemos aqui, temos que mostrar para o mundo, no canto, na música e na poesia, que nas Missões ainda se cultiva esta irmandade herdada da cultura guarani ", evidenciou o músico de São Luiz Gonzaga.
A valorização do cenário missioneiro como uma forma de propagar o turismo, também foi citada. "Sempre digo aos pintores da região para que retratem em seus quadros as ricas paisagens das Missões, pois assim, estarão vendendo a nossa cultura traduzida na pintura e na arte ", concluiu Pedro Ortaça.


www.siteAMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...