Ter, 07
de Outubro de 2014 -
Em
solenidade realizada na noite da última segunda-feira (06) a Universidade
Federal da Fronteira Sul (UFFS) diplomou os primeiros mestres pela Instituição.
Ao todo, seis alunos receberam seus certificados de mestre em Estudos
Linguísticos.
O reitor, Jaime Giolo, elogiou a proposta de reunir
os alunos. “Normalmente o mestrado é uma caminhada um tanto solitária, dividida
apenas com o orientador. Reunir os mestres para essa cerimônia é algo muito
especial, pois, para além da graduação, o mestrado é o passaporte para voos
ainda mais altos, seja no campo profissional ou da pesquisa científica”,
destacou.
Giolo ainda lembrou dos compromissos assumidos pela
UFFS. “Quando da sua criação, um dos compromissos da nossa Instituição era pela
interiorização da pós-graduação, pois essa era também uma das demandas da
região. A pós-graduação articula, tanto para a instituição em que está quanto
para a sociedade onde se localiza, uma pesquisa sólida, engajada. Os nossos
cinco mestrados são um grande ganho, num curto espaço de tempo, assim como
serão, num futuro próximo, os doutorados”, frisou.
Para o
pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Joviles Trevisol, o desenvolvimento da
pós-graduação pode ser comparado a um trabalho de Hércules (mitologia grega).
“A UFFS começou a pós-graduação de forma audaciosa, mesmo iniciando os
primeiros passos na graduação, os professores já começaram a formação de grupos
para formulação de propostas de mestrados. O projeto de programa de mestrado em
Estudos Linguísticos foi a primeira proposta a ser enviada à Capes e, para
nossa surpresa e alegria, estava tão bem articulada e consolidada que foi
aprovada no mesmo ano, em 2011. A pós-graduação é, realmente, algo muito relevante
para a Instituição. A Pró-Reitoria é ciente das dificuldades e por isso
gostaria de parabenizar a todos os envolvidos”, disse.
Ainda
sobre a pós-graduação na UFFS, o pró-reitor comenta sobre a taxa de evasão. “Na
pós-graduação, temos índice de evasão próximo a zero. Apenas uma pessoa
aprovada desistiu de um curso. Isso tem relação também com o avanço na obtenção
de bolsas para os estudantes. Atualmente, nos cinco programas, temos 123 alunos
e desses, 46 têm bolsas. É um número muito salutar, pois proporciona uma
formação contundente, em que o aluno pode dedicar-se integralmente aos estudos.
O Brasil precisa de profissionais com excelência, a área da educação tem
espaço, é com isso que pretendemos contribuir e começamos hoje, diplomando
nossos primeiros mestres”, finalizou.
Emocionada,
a coordenadora do Programa, Cláudia A. Rost Snichelotto, falou sobre a
finalização desta etapa. “Essa é a minha segunda gestão como coordenadora do
Programa e é um trabalho árduo, mas vejo que vale a pena em momentos como hoje,
que é dia de celebração. É uma satisfação poder reencontrar os alunos e hoje
conferir-lhes este diploma de mestre. A proposta deste Programa foi muito bem
construída e nesta noite apresenta os primeiros resultados. Quero parabenizar e
agradecer a todos que fizeram parte desta caminhada. Sei que não só a educação,
mas também a iniciativa privada está de olho nos novos mestres!”, afirmou.
Receberam
o diploma na noite de segunda-feira (6) os seguintes mestres: Cleber Bicicgo,
Elena Wendling Ruscheinsky, Elisandra Aparecida Palaro, Flávia Rosane Camillo
Tibolla, Irene Cristina Kohler e Isabel Frantz. Ainda solicitaram o diploma as
mestras Josiana Aparecida da Silva e Margarete Goncalves Macedo de Carvalho.
Também
participaram da cerimônia o diretor de Pós-graduação, José Carlos Radin, o
diretor do Campus Chapecó, Charles Albino Schultz, e a coordenadora adjunta do
mestrado em Estudos Linguísticos, Mary Neiva Surdi da Luz.
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