O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) em São Paulo. A Universidade Federal
da Fronteira Sul concorreu na categoria Inclusão com o projeto “Política de
Ingresso na Graduação”, o qual garante que 90% dos alunos da Instituição
sejam oriundos de escolas públicas. A organização do prêmio recebeu 2.466
inscrições de 1.067 instituições de ensino superior de todo o país.
A premiação faz parte dos Prêmios Santander Universidades e tem como
objetivo reconhecer as instituições de ensino superior que mais se destacaram
no período de julho de 2013 a junho de 2014. A UFFS foi representada no
anúncio das instituições vencedoras em cada categoria pelo reitor, Jaime Giolo,
e pelo pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida.
objetivo reconhecer as instituições de ensino superior que mais se destacaram
no período de julho de 2013 a junho de 2014. A UFFS foi representada no
anúncio das instituições vencedoras em cada categoria pelo reitor, Jaime Giolo,
e pelo pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida.
Para João Alfredo Braida, o prêmio tem um significado importante para a UFFS,
“pois representa um reconhecimento nacional da política de ingresso implementada
desde o início de funcionamento da Instituição. As possibilidades de inclusão estão
na origem da UFFS, tanto que possui 90% dos estudantes oriundos de escolas públicas.
A UFFS foi concebida para que os filhos e os netos dos trabalhadores possam
frequentar uma universidade”, entende Braida.
“pois representa um reconhecimento nacional da política de ingresso implementada
desde o início de funcionamento da Instituição. As possibilidades de inclusão estão
na origem da UFFS, tanto que possui 90% dos estudantes oriundos de escolas públicas.
A UFFS foi concebida para que os filhos e os netos dos trabalhadores possam
frequentar uma universidade”, entende Braida.
Também entusiasmado com o reconhecimento da política de ingresso dos estudantes
na UFFS, Jaime Giolo afirma que a importância da premiação também está na
reafirmação das práticas ligadas à ideia de uma maior democracia nas relações sociais.
“Com certeza o prêmio vai dar mais visibilidade à UFFS no plano nacional, tanto
que algumas instituições já me procuraram para conhecer mais o nosso modelo”, afirma Giolo.
na UFFS, Jaime Giolo afirma que a importância da premiação também está na
reafirmação das práticas ligadas à ideia de uma maior democracia nas relações sociais.
“Com certeza o prêmio vai dar mais visibilidade à UFFS no plano nacional, tanto
que algumas instituições já me procuraram para conhecer mais o nosso modelo”, afirma Giolo.
O projeto de inclusão da UFFS
Em 2013, a UFFS iniciou um novo modelo de reserva de vagas para ingresso
nos cursos de graduação. A Política de Ingresso na Graduação atende a estudantes
classificados através de sua situação econômica (renda familiar), através de sua
etnia – negra, indígena, parda, branca – e, principalmente, classifica os alunos
pela sua trajetória escolar: ensino público, privado ou parcialmente público,
por categoria administrativa.
nos cursos de graduação. A Política de Ingresso na Graduação atende a estudantes
classificados através de sua situação econômica (renda familiar), através de sua
etnia – negra, indígena, parda, branca – e, principalmente, classifica os alunos
pela sua trajetória escolar: ensino público, privado ou parcialmente público,
por categoria administrativa.
Com a nova Política, a UFFS traçou uma linha de equidade entre o percentual
de alunos matriculados no ensino médio das escolas públicas dos três estados do
Sul do Brasil e as vagas de graduação ofertadas pela Instituição. No Rio Grande do Sul,
o último censo indicou que 90% dos estudantes do Ensino Médio estão em escolas
públicas, dessa forma, nos campi da UFFS naquele estado, 90% das vagas são
reservadas a esse perfil estudantil. O mesmo acontece nos estados do Paraná e
em Santa Catarina, onde 88% e 85% das vagas, respectivamente, constituem a
cota escola pública. Ainda inovando, a UFFS inclui uma cota para estudantes que
cursaram parcialmente o Ensino Médio em escolas públicas. O novo modelo favorece
a qualidade do ensino, sob todos os aspectos, pois descentraliza preocupações e o
comprometimento com a melhoria da educação e da escola.
de alunos matriculados no ensino médio das escolas públicas dos três estados do
Sul do Brasil e as vagas de graduação ofertadas pela Instituição. No Rio Grande do Sul,
o último censo indicou que 90% dos estudantes do Ensino Médio estão em escolas
públicas, dessa forma, nos campi da UFFS naquele estado, 90% das vagas são
reservadas a esse perfil estudantil. O mesmo acontece nos estados do Paraná e
em Santa Catarina, onde 88% e 85% das vagas, respectivamente, constituem a
cota escola pública. Ainda inovando, a UFFS inclui uma cota para estudantes que
cursaram parcialmente o Ensino Médio em escolas públicas. O novo modelo favorece
a qualidade do ensino, sob todos os aspectos, pois descentraliza preocupações e o
comprometimento com a melhoria da educação e da escola.
O compromisso da UFFS com a escola pública existe desde a fundação da Instituição,
em 2010. Já nos primeiros processos de seleção, os alunos dessas escolas eram favorecidos
por meio do “fator escola pública”, com índice de 10%, 20% ou 30% aplicado à nota do
ENEM, contemplando cada ano do Ensino Médio cursado nessa rede escolar. A sanção
da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 (Lei da Reserva de Vagas) oportunizou à UFFS
reformular e aperfeiçoar o seu modelo de ingresso, incorporando integralmente
os dispositivos legais e complementando-os. A nova Política de Ingresso na Graduação
da UFFS faz justiça à trajetória escolar dos candidatos, ao perfil econômico das famílias
e à caracterização étnica da população.
em 2010. Já nos primeiros processos de seleção, os alunos dessas escolas eram favorecidos
por meio do “fator escola pública”, com índice de 10%, 20% ou 30% aplicado à nota do
ENEM, contemplando cada ano do Ensino Médio cursado nessa rede escolar. A sanção
da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 (Lei da Reserva de Vagas) oportunizou à UFFS
reformular e aperfeiçoar o seu modelo de ingresso, incorporando integralmente
os dispositivos legais e complementando-os. A nova Política de Ingresso na Graduação
da UFFS faz justiça à trajetória escolar dos candidatos, ao perfil econômico das famílias
e à caracterização étnica da população.
A nova Política aponta para dados extremamente relevantes no que diz respeito à
inclusão dos alunos de escola pública no Sistema Federal de Ensino Superior:
somente no último processo seletivo da UFFS, 90% dos alunos ingressantes são
oriundos do ensino público. A nova Política possibilitou que os filhos de famílias
social e economicamente desassistidas pudessem iniciar o processo de transformação
da sua própria realidade ao acessar o ensino superior de forma gratuita e com assistência.
www.uffs.edu.br
inclusão dos alunos de escola pública no Sistema Federal de Ensino Superior:
somente no último processo seletivo da UFFS, 90% dos alunos ingressantes são
oriundos do ensino público. A nova Política possibilitou que os filhos de famílias
social e economicamente desassistidas pudessem iniciar o processo de transformação
da sua própria realidade ao acessar o ensino superior de forma gratuita e com assistência.
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