UFFS é finalista do Prêmio Guia do Estudante - Destaques do Ano 2014
A
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é, pela primeira vez, uma
das finalistas do Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano 2014,
premiação que faz parte da 10ª edição dos Prêmios Santander
Universidades.
Nesta
edição, foram enviados 20.106 projetos de 1.067 Instituições de Ensino
Superior de todo o país. Somente para o Prêmio Guia do Estudante –
Destaques do Ano 2014, cujo objetivo é reconhecer as instituições de
ensino superior que mais se destacaram no período de julho de 2013 a
junho de 2014, o número de inscrições foi de 2.466.
A UFFS
concorre na categoria “Inclusão”, com o projeto “Política de Ingresso na
Graduação”, o qual garante que 90% dos alunos da Instituição sejam
oriundos de escolas públicas. São três finalistas nesta categoria.
A notícia
foi recebida na última sexta-feira (24), com entusiasmo, pelo pró-reitor
de Graduação, João Alfredo Braida. “É resultado do trabalho que temos
desenvolvido na UFFS no sentido de incluir e dar oportunidade de
ingresso aos alunos oriundos das escolas públicas no ensino superior.
Esse prêmio coloca a Política de Ingresso da UFFS em uma janela, para
que seja vista e reconhecida por diversos setores da sociedade
brasileira. Sem dúvida somos a universidade que tem o maior percentual
de cotas para alunos da escola pública, e isso faz muita diferença para
os acadêmicos da nossa região”, detalha.
O reitor,
Jaime Giolo, também comenta sobre o reconhecimento da proposta da
Universidade. “Ser finalista desta distinta condecoração é salutar, pois
sabemos que esse prêmio mobiliza instituições de ensino superior de
todo o Brasil. É ótimo saber que a iniciativa de inclusão da UFFS pode
ser propagada em um contexto interessante como é este”, destacou. O
reitor lembrou que a inclusão é a ferramenta da UFFS, que já vem
trabalhando com a inclusão de indígenas e negros, através de vagas
suplementares oferecidas em cada processo seletivo. Além disso, tem o
processo de seleção de haitianos nos cursos de graduação e, agora, o
Processo Seletivo Especial para Indígenas (PIN).
As
instituições vencedoras, escolhidas entre as finalistas por uma comissão
julgadora, serão reveladas durante a cerimônia dos Prêmios Santander
Universidades, em São Paulo (SP), em 5 de novembro de 2014.
O projeto de inclusão da UFFS
Em 2013, a UFFS iniciou um novo modelo de
reserva de vagas para ingresso nos cursos de graduação. A Política de
Ingresso na Graduação atende a estudantes classificados através de sua
situação econômica (renda familiar), através de sua etnia – negra,
indígena, parda, branca – e, principalmente, classifica os alunos pela
sua trajetória escolar: ensino público, privado ou parcialmente público,
por categoria administrativa.
Com a nova
Política, a UFFS traçou uma linha de equidade entre o percentual de
alunos matriculados no ensino médio das escolas públicas dos três
estados do Sul do Brasil e as vagas de graduação
ofertadas pela Instituição. No Rio Grande do Sul, o último censo
indicou que 90% dos estudantes do Ensino Médio estão em escolas
públicas, dessa forma, nos campi da UFFS naquele estado, 90% das vagas
são reservadas a esse perfil estudantil. O mesmo acontece nos estados do
Paraná e em Santa Catarina, onde 88% e 85% das vagas, respectivamente,
constituem a cota escola pública. Ainda inovando, a UFFS inclui uma cota
para estudantes que cursaram parcialmente o Ensino Médio em escolas
públicas. O novo modelo favorece a qualidade do ensino, sob todos os
aspectos, pois descentraliza preocupações e o comprometimento com a
melhoria da educação e da escola.
O compromisso da UFFS com a escola pública existe desde a fundação da Instituição, em 2010. Já
nos primeiros processos de seleção, os alunos dessas escolas eram
favorecidos. Por meio do “fator escola pública”, índice de 10%, 20% ou
30% aplicado à nota do ENEM, contemplava cada ano do Ensino Médio
cursado nessa rede escolar. A sanção da Lei nº 12.711, de 29 de agosto
de 2012 (Lei da Reserva de Vagas) oportunizou à UFFS reformular e
aperfeiçoar o seu modelo de ingresso, incorporando integralmente os
dispositivos legais e complementando-os. A nova Política de Ingresso na
Graduação da UFFS faz justiça à trajetória escolar dos candidatos, ao
perfil econômico das famílias e à caracterização étnica da população.
A nova
Política aponta para dados extremamente relevantes no que diz respeito à
inclusão dos alunos de escola pública no Sistema Federal de Ensino
Superior: somente no último processo seletivo da UFFS, 90% dos alunos
ingressantes são oriundos do ensino público. A nova Política
possibilitou que os filhos de famílias social e economicamente
desassistidas pudessem iniciar o processo de transformação da sua
própria realidade ao acessar o ensino superior de forma gratuita e com
assistência.
uffs.edu.gov.br
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