segunda-feira, 30 de novembro de 2015

UFFS PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.

Campus Cerro Largo: Seminário debaterá Base Nacional Comum Curricular

Nesta terça-feira (1º), será realizado o I Seminário da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da UFFS – Campus Cerro Largo. O evento ocorre no auditório da sede da Associação dos Municípios das Missões (AMM), com início às 8h30, e pretende conhecer e discutir o documento preliminar da Base proposto pelo Ministério da Educação (MEC).

A palestra da manhã será ministrada pela representante do MEC, professora doutora Erondina Barbosa da Silva e mediada pela professora da UFFS Fabiane de Andrade Leite. Na parte da tarde, com início marcado para as 14h, será realizada palestra com representantes da SEDUC – RS.
O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho para Análise da Minuta da BNCC da UFFS – Campus Cerro Largo.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

TEMPO CHUVOSO ATÉ SÁBADO.

A Instablidade do tempo deverá trazer em torno de
40 mm de chuva para a região nesta sexta feira e
durante o sábado deverá melhorar.
Uma boa chuva é o que os agricultores esperam
para  o plantio da soja e outras culturas necessárias
para o agronegócio ser rentável.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

DEBATE SOBRE LITERATURA NA UFFS CERRO LARGO.

PIBIDs do Campus Cerro Largo se reúnem para debater literatura


24112015_CHARLA_PEDRA_PIBID_PABLO_TIAGO_CHIAPINOTTO_optNa manhã de terça-feira (24), no auditório da unidade Bloco A, Campus Cerro Largo, o PIBID – Letras organizou a atividade “No meio do Caminho tinha uma pedra”, que reuniu os bolsistas de todos os PIBIDs para abordar a literatura. A "charla" sobre sensibilização para textos literários foi orientada pelo professor de teoria literária e coordenador do PIBID – Letras, Pablo Berned.
A abertura das atividades consistiu em arremessar uma bola para um colega que teria de responder uma pergunta referente à literatura no seu dia a dia. Segundo a bolsista do programa Vanessa Schneider, a ação consistiu em dar um dinamismo para a introdução da proposta. “Essa foi uma maneira de estimular o raciocínio e a interação para que nós conhecêssemos o grupo com o qual estávamos trabalhando”, explica a acadêmica.
Para a bolsista do PIBID – Ciências Biológicas Eloisa Maciel, “um evento desses dá espaço para se pensar em coisas que não estamos acostumados”. Outra bolsista do PIBID – Ciências Biológicas, Luana Braun, complementa:  “no começo parece difícil pensar poesia desse jeito, mas foi uma forma de ir além do que sempre falamos nas nossas discussões de grupo”.
www.uffs.edu.br

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

1ª.CONFERÊNCIA MISSIONEIRA DE TURISMO.

1º Conferência Missioneira de Turismo será realizada em dezembro, em Cerro Largo

25 de Novembro de 2015
Com o objetivo de promover a articulação entre a Gestão Pública local, a sociedade civil organizada e Instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento do turismo na região das Missões, fonte de desenvolvimento sustentável, o Departamento de Turismo – DETUR, a Fundação dos Municípios das Missões – FUNMISSÕES e a Associação dos Municípios das Missões – AMM estarão promovendo, no dia 7 de dezembro, na sede da AMM em Cerro Largo, a 1ª Conferência Missioneira de Turismo.
A programação terá início às 8h, com credenciamento. Em seguida, às 8h30min, será servido café com pratos típicos dos municípios das Missões e, às 9h, ocorrerá a abertura solene com a participação de autoridades.

Os trabalhos terão início às 9h30min, com o 1º Painel “Incentivo à sociedade civil, setores públicos e instituições de ensino superior para investir na atividade turística”, com a participação de Abdon Barretto Filho, diretor de Turismo da Secretaria do Turismo do RS, e Amanda Bonoto Hoffmann Paim, coordenadora de Turismo do SEBRAE do RS, sob a mediação de Carlos Augusto Silveira Alves, turismólogo e hoteleiro, com a posterior formação dos grupos de trabalho para sugerir as estratégias.

Após o almoço, terá início, às 13h30min, o 2º Painel “Turismo Cultural: em busca do desenvolvimento turístico sustentável”, com explanações de Cristina Feijó, que abordará o tema “Visão do Estado em relação ao Turismo nas Missões”; e Ana Seichas, que discorrerá acerca do tema “IPHAN: turismo e patrimônio (valorização da paisagem cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guarani)”, tendo, como mediadora, Rut M. Friedrich Marquetto, turismóloga, mestre em Engenharia de Produção, doutora em Desenvolvimento Regional e docente no Mestrado de Gestão Estratégica de Organizações da URI-Santo Ângelo.

Em seguida, serão disponibilizados 15 minutos para o debate, com a organização do 3º Painel de dinâmica com os grupos formados antes do almoço para a sugestão de estratégias. Encerrado este painel, haverá novamente um intervalos e, na sequência, a realização das palestras “Turismo Rural: alternativa de desenvolvimento para a agricultura sustentável”, com Marlene Anschal, da EMATER São Pedro do Butiá, e “Gastronomia Missioneira no meio rural”, com a professora e doutora Maria Friedrich Marquetto, tendo Amanda Giuliane como mediadora.

Finalizados os painéis, os grupos de trabalho irão elaborar a Carta da 1º Conferência Missioneira de Turismo, na qual irá constar ações futuras a serem tomadas a partir dos principais temas elencados na conferência, bem como os atores institucionais que se envolverão na motivação e articulação de políticas voltadas ao Desenvolvimento
Turístico Missioneiro.

Por Emerson Scheis
Fonte: Assessoria de Imprensa/São Luiz Gonzaga

terça-feira, 24 de novembro de 2015

JOSÉ LAUDELINO NEIS VISITOU EX COLEGAS DO BANCO DO BRASIL.

                            José Laudelino Neis este visitando seus ex-colegas do Banco do Brasil
AG. de Cerro Largo .Este encontro se deu em um jantar realizado na AABB.
foto: facebook Sara H.Andress

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

IMPOSTOS ATRASADOS SEM MULTAS E JUROS.


O Governo Municipal de Cerro Largo concede dispensa de multa e juros aos contribuintes com dívidas atrasadas

Com o objetivo de reduzir a inadimplência dos contribuintes e recuperar créditos municipais, o Governo Municipal de Cerro Largo está concedendo dispensa de até 100% de multas e juros nos Débitos Tributários.

Os contribuintes que se encontram em débito com o município terão a oportunidade
de quitar suas dívidas, em parcela única até o dia 30 de dezembro de 2015, aproveitando assim o beneficio da dispensa de multas e juros, além de evitar eventual protesto e/ou cobrança judicial dos débitos tributários.

Portanto, o contribuinte que deseja regularizar a sua situação fiscal, deve se dirigir a Fazenda Municipal até o dia 30 de dezembro de 2015, Setor de Tributos, verificar a sua situação, e manifestar interesse em extinguir o seu débito tributário.

Para o Prefeito René José Nedel esta dispensa de multa e juros é uma oportunidade para o contribuinte inadimplente regularizar sua situação com a Fazenda Pública Municipal e com o Poder Judiciário, tendo em vista que este benefício alcança também, as dívidas que se encontram em cobrança judicial. Segundo ele, o Governo Municipal tem interesse em receber os créditos, e dessa forma reforçar a receita, de modo a melhorar ainda mais os serviços públicos oferecidos, bem como a construção de obras que beneficiarão toda a população.

Mais informações podem ser obtidas diretamente na Sede da Prefeitura Municipal no setor de tributos.
Aproveite essa grande oportunidade.


domingo, 22 de novembro de 2015

CERRO LARGO RECEBEU VEICULOS ANTIGOS NESTE DOMINGO.

Um verdadeiro sucesso o 3º. Encontro de Veiculos Antigos
realizado neste domingo no Parque da Expocel.
Com uma presença muito grande de expositores,
 veiculos lindos,que  coroaram  de sucesso
a promoção da Associação presidida pelo Gedi Mumbach.
Parabéns pela organização deste evento!

























quarta-feira, 18 de novembro de 2015

I JORNADA QUILOMBOLA da UFFS CAMPUS CERRO LARGO.

Campus Cerro Largo: inscrições para a I Jornada Quilombola seguem abertas até sexta-feira (20)


QUILOMBOLA_2
Seguem abertas as inscrições para a I Jornada Quilombola da UFFS - Campus Cerro Largo. Elas podem ser feitas até esta sexta-feira (20), clicando AQUI.
O evento “será um momento de compartilhar experiências e percepções da população negra por meio de relatos de quilombolas”, explica a funcionária responsável pela organização do evento, Daiane Radons, junto do professor da UFFS, Adelmir Fiabani.
A Jornada é uma parceria com o poder público de Cerro Largo e recebe o apoio da Liga de Combate ao Câncer e do Grupo da Terceira Idade. 
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira – 23 de outubro
9h: Abertura oficial da Semana da Consciência Negra;
9h15min: Apresentação de documentário sobre Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul;
10h: Palestra sobre Saúde da População Negra, com ênfase na prevenção do Câncer de Próstata;
14h: Apresentação da peça teatral “Pedro Pedreiro”;
14h45min: I Jornada Quilombola – Quilombo Corrêa e Quilombo Passo do Araçá. Mediador: Prof. Adelmir Fiabani
Todas as atividades serão realizadas no auditório do Bloco A – UFFS Campus Cerro Largo
.
www.site Uffs

terça-feira, 17 de novembro de 2015

AMM PROMOVE SEMINÁRIO DE COMO CONQUISTAR NOVAS RECEITAS.

Seminário para incrementar receitas nos municípios será realizado na sede da AMM

São esperados secretários e equipes do setor de finanças, administração, assessoramento jurídico e contábil das 26 prefeituras missioneiras:

Entre as medidas para construir alternativas de enfrentamento à crise financeira na região, a Associação dos Municípios das Missões (AMM) vai promover o Seminário de Novas Receitas, na terça-feira (16/11), das 9 às 12 horas da manhã, na sede da entidade, em Cerro Largo.

O curso prático será ministrado pelo consultor tributário da Famurs, Milton Matana, que estará auxiliando os gestores, contadores e servidores públicos em geral, no aumento de receitas próprias. Considerando o atraso e defasagem dos repasses estaduais e federais, despesas com folha de pagamento, energia elétrica, combustível, e demais gastos que crescem a cada ano, as prefeituras precisam com urgência de novas fontes para otimizar o recursos.

O presidente da AMM e prefeito de Giruá, Angelo Fabiam Duarte Thomas, ressaltou que a Associação vai franquear este curso prático, trazendo um dos maiores especialistas do RS na área de receitas públicas municipais. Thomas disse ainda que é de suma importância que a AMM, além de atuar intensamente no campo político, atualize conhecimentos na aproximação de ferramentas de gestão úteis e resolutivas às prefeituras da região. 

“Independente da pressão política, os chefes do Executivo missioneiro precisam desenvolver novas formas de ações, também no campo técnico”, propõe Fabiam.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa

domingo, 15 de novembro de 2015

CLUBES ABREM TEMPORADA NESTE DOMINGO.

Este 15 de novembro está marcado pela
abertura da temporada verão 2015/2016 nos
clubes de nossa cidade.
Clube Campestre Cerro Azul, Clube Caça e 
Pesca e AABB tem programação para os
associados e almoço especial além de
muitas atrações para a criançada e
gurizada medonha.
Muita área para churrasco e camping
para enfrentar este que promete
ser um verão dos mais quentes da década. 

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

ESTÁ PRONTO ESTUDO DA PONTE INTERNACIONAL.

AMM recebe confirmação de que estudo técnico da ponte internacional está pronto
12 de Novembro de 2015
Só faltam as traduções nos dois idiomas para que os governos brasileiro e argentino decidam o local de instalação do empreendimento

Com o propósito oficial de obter informações relativas ao Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que vai apontar o local para construção da ponte internacional entre Brasil e Argentina, o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Angelo Fabiam Duarte Thomas, e o prefeito de Porto Xavier, Paulo Sommer, participaram de reunião no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília, na manhã de quarta-feira (11/11).

Conforme definido na última assembleia da Associação, a audiência foi requerida pelo deputado estadual, Eduardo Loureiro, que preside a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, e intermediada pelo deputado federal, Pompeu de Mattos, que também estavam presentes, em atendimento a solicitação de Loureiro e da AMM.

Decisão final
De acordo com o diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, Adailton Cardoso Dias, e o coordenador de Planejamento e Programação de Investimentos, André de Oliveira Nunes, que receberam as lideranças gaúchas, o estudo está concluído, faltando apenas os ajustes para a tradução nos dois idiomas, pois se trata de um documento único binacional.
Após isso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes vai efetivar a entrega deste documento, por meio dos respectivos ministérios, para as presidentes do Brasil, Dilma Roussef e da Argentina, Cristina Kirchner, para que as dirigentes dos dois países possam tomar a decisão final, e definirem o local de instalação da ponte internacional.

Expectativa positiva
Na avaliação de Fabiam Thomas, a região missioneira está forte e unida nesta luta pela ponte entre Porto Xavier/San Javier. Ele salientou que o assunto é pautado em cada assembleia mensal da Associação, e as audiências na capital federal são freqüentes, o que comprova a dedicação e o esforço da AMM neste projeto buscado há décadas. “Estamos muito confiantes de que a região das Missões será contemplada com este empreendimento. Nossa associação vem trabalhando, e continuará atuando firme para que este sonho se transforme em realidade. Porto Xavier tem todas as condições necessárias para receber esta obra”, destacou Thomas, que é prefeito e Giruá.
A viabilização da ponte internacional em Porto Xavier é importante para a economia da região, tanto para o escoamento da produção, como para o comércio, turismo e prestação de serviços.

Vantagens técnicas
O prefeito Paulo Sommer compartilha do mesmo otimismo. Ele reiterou que a região tem conhecimento das vantagens técnicas, econômicas e ambientais para a implantação da ponte em Porto Xavier. Entre elas, uma rodovia federal (BR 392), fundamental para receber este empreendimento, um porto que atua com importação e exportação há 50 anos, e um posto da receita federal. Sommer informou ainda que, segundo o Dnit, os ajustes solicitados pela AMM no EVTEA, que apresentava inconsistências, foram providenciados. “A região missioneira está mobilizada politicamente. Seguiremos na expectativa, por todos os fatores que são favoráveis à nossa região, de que seremos contemplados com a ponte internacional”, incitou o prefeito de Porto Xavier.

Bancada Gaúcha
Logo após o encerramento da reunião no Dnit, a comitiva gaúcha seguiu para a Câmara dos Deputados, onde articularam uma rodada de contatos e manifestações de apoio para a inclusão da ponte internacional, no Plano Plurianual (PPA) de ações do governo federal. A AMM formalizou pedido de apoio para a ponte e também para a ferrovia Norte-Sul, já encaminhado para todos os deputados federais e senadores do RS. “Centenas de ações disputam a indicação da bancada gaúcha. A inserção da ponte internacional e da ferrovia Norte-Sul no PPA do governo federal, representaria um grande avanço”, acrescentou Angelo Fabiam Duarte Thomas.

site AMM
 

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

AEROPORTO REGIONAL STO ANGELO E A AUDIÊNCIA PÚBLICA.

Aeroporto regional: conclusão das obras vai pautar mobilização da AMM, AMGSR e AMUPLAM

11 de Novembro de 2015

Está tudo pronto para a audiência pública da próxima sexta-feira (13/11), que vai tratar sobre a situação dos serviços de modernização do aeroporto regional de Santo Ângelo. A iniciativa das Associações de Municípios das Missões (AMM), da Grande Santa Rosa (AMGSR) e do Planalto Médio (AMUPLAM), objetiva uma resposta oficial do Estado sobre a definição da data em que serão concluídas as obras do aeroporto. O evento será realizado no auditório do prédio 5 da URI-Santo Ângelo, a partir das 13h30min.
Devem participar dos debates o secretário estadual de Transportes, deputado Pedro Westphalen; o presidente da Comissão Especial da Aviação Civil Regional da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes; a diretora do Departamento Aeroportuário do RS, Lígia Villagran; o presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Loureiro; representantes de universidades; Brigada Militar; delegados de polícia; Corpo de Bombeiros; além de prefeitos; vices; secretários municipais; vereadores; imprensa; Coredes; Comudes; associações comerciais; empresários, entre outras lideranças e entidades da região das Missões, Planalto Médio e Amuplam.

Exemplo de integração

Presidente da AMM e prefeito de Giruá, Angelo Fabiam Duarte Thomas reiterou a importância do maior número possível de representação das três regiões, que reúnem 57 municípios. “Todos juntos, numa grande mobilização, certamente sensibilizará o governo do Estado e fortalecerá esta luta, que é imprescindível para impulsionar o desenvolvimento local e regional”, destacou Thomas ao enfatizar: “somente unindo esforços conseguiremos pressionar politicamente o governo do Estado, para que nos informem se as obras do aeroporto de Santo Ângelo finalmente serão finalizadas”.

Fabiam fez questão de expressar gratidão e ressaltar que o engajamento pessoal dos presidentes da AMGSR, prefeito de Três de Maio, Olívio José Casali, e do presidente da AMUPLAM, prefeito de Ijuí, Fioravante Batista Ballin, é um exemplo de integração em benefício das comunidades. “Esta agenda conjunta das três associações deve inspirar outros debates públicos macrorregionais, versando sobre temas consensuais em defesa das pautas regionais”, motivou o prefeito giruaense.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de imprensa-site AMM

terça-feira, 10 de novembro de 2015

APÓS CALOR MUITA CHUVA NESTA TERÇA FEIRA.

A chuva chegou nesta madrugada
de forma mais leve, e agora pela
manhã aumentou seu volume consideravelmente
conforme as previsões anunciavam que podem
chegar a um volume de até 80 mm.
O fenômeno El Ninõ é o influenciador
deste volume de chuvas que devem se
estender até março de 2016, amenizando
 o calor do verão que cada vez  ano
pós ano está mais quente na região.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

UFFS PROMOVE CONCURSO PÚBLICO PARA O PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR.

concurso_2Iniciam no próximo dia 10 de novembro as inscrições para mais um concurso público da UFFS. Através do Edital nº 884/UFFS/2015 são ofertadas 11 vagas para o magistério superior. As vagas, em diversas áreas do conhecimento, são destinadas aos campi Chapecó, Cerro Largo, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza, em regime de 40 horas, com dedicação exclusiva.

Para realizar inscrição é necessário acessar o endereço https://concursos.uffs.edu.br e preencher o requerimento de inscrição, efetuar o pagamento da Guia de Recolhimento da União e enviar o comprovante de inscrição e o comprovante de pagamento da GRU para o e-mail inscricao.concursos@uffs.edu.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até o dia 25 de novembro.
Áreas e vagas
Campus Cerro Largo
Área de conhecimento: Tratamento Biológico de Águas Residuárias e Hidrologia Aplicada à Engenharia Ambiental
Vagas: 1
Área de conhecimento: Física Experimental ou Física Teórica
Vagas:1
Campus Chapecó
Área de conhecimento: Agricultura Familiar
Vagas:1
Área de conhecimento: História
Vagas:1
Campus Erechim
Área de conhecimento: Geografia: Sensoriamento Remoto e Hidrogeografia
Vagas:1
Área de conhecimento: Teoria e Planejamento do Espaço Urbano e Regional e Projeto
Arquitetônico e Urbanístico
Vagas:1
Área de conhecimento: Zoologia Geral e Estágio Curricular Supervisionado
Vagas:1
Campus Laranjeiras do Sul
Área de conhecimento: Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia, Ciência Política)
Vagas:1
Área de conhecimento: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Vagas:1
Área de conhecimento: Ciências Sociais e Humanas
Vagas:1
Campus Realeza
Área de conhecimento: Física/Ensino de Física
Vagas:1

Seleção
Três etapas, realizadas em Chapecó (SC), compõem o concurso: a) prova de conhecimentos; b) prova didática; e c) prova de títulos. A prova de conhecimentos, classificatória e eliminatória, será constituída de um texto acerca do ponto sorteado de uma lista de pontos constante no anexo III do Edital.
Os candidatos aprovados e classificados nesta primeira etapa participarão da etapa da prova didática que se constitui de uma aula, com duração mínima de 40 minutos e máxima de 50 minutos, sobre o ponto sorteado pelo candidato com antecedência mínima de 24h, sendo o candidato chamado para sorteio de acordo com a ordem decrescente da nota obtida na primeira etapa do concurso.
A prova didática é eliminatória e classificatória. Será eliminado do concurso o candidato que não obtiver média igual ou superior a seis e que não obtiver, da maioria dos membros da banca examinadora, nota igual ou superior a seis.
Para a prova de títulos, o candidato deverá entregar o currículo documentado no dia, horário e local do sorteio do ponto para a prova didática.
Outras informações podem ser obtidas no Edital, publicado AQUI.

BNDES APROVA VERBA DE 494 MILHÕES PARA PARQUE EÓLICO DA BAHIA.

09/11/2015
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a concessão de colaboração financeira no valor de R$ 494,2 milhões para a implantação de seis parques eólicos do Complexo Morrinhos Energias Renováveis S.A., localizados no município de Campo Formoso (BA). Com capacidade instalada de 180 MW, o projeto inclui o sistema de transmissão associado e a realização de investimentos sociais na região.

O apoio do Banco ao projeto se dará através de uma operação mista: 70% dos recursos, equivalentes a R$ 346,7 milhões, mais R$ 2,45 milhões para investimentos sociais provêm diretamente do BNDES; os 30% restantes, no valor de R$ 147,5 milhões, serão repassados através dos bancos Itaú BBA, BTG Pactual, Bradesco e Santander.

A operação aprovada levou em conta a decisão do empreendedor de emitir debêntures na holding Complexo Morrinhos, que controla os parques. E o Banco, através da Área de Mercado de Capitais, avalia a possibilidade de participar dessa emissão. 

O Complexo Eólico Morrinhos, no Norte da Bahia, fica a 450 km de Salvador, próximo à cidade de Campo Formoso. Ali serão instaladas as seis centrais geradoras previstas no projeto - Andorinha Energias Renováveis S.A., Campo Formoso I Energias Renováveis S.A., Campo Formoso II Energias Renováveis S.A., Morrinhos Energias Renováveis S.A., Sertão Energias Renováveis S.A. e Ventos dos Guarás I Energias Renováveis S.A. – com o devido Sistema de Transmissão associado e os respectivos investimentos sociais.

Na fase de construção das centrais eólicas serão gerados 1,8 mil empregos diretos e 3 mil indiretos. Após a conclusão do projeto, este número será de 30 postos de trabalho diretos e 50 indiretos.

Estas centrais comercializaram 90,1 MW médios no Ambiente de Contratação Regulado (ACR), sendo que Ventos dos Guarás I venceu o 17º Leilão de Energia Nova, em novembro de 2013 (Leilão A-3), e as demais foram vencedoras do 13º Leilão, realizado em dezembro de 2011(Leilão A-5). Ressalte-se que a vigência dos Contratos de Energia no Ambiente Regulado (CCEARs) é de 20 anos, com início de suprimento previsto para janeiro de 2016.



sábado, 7 de novembro de 2015

UFFS COORDENA EVENTO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

Jussara Hoffmann participa de evento coordenado pela UFFS – Campus Cerro Largo


04112015_PNEM_SANTO_NGELO_ANA_BOBRZYK_115_opt-001“Nós somos um dos últimos países no mundo que reprova na Educação Básica e justificamos isso pela busca da qualidade e da excelência. Porém, a avaliação não deve existir nas escolas para punir os alunos, para reprová-los, para excluí-los”. É o que argumenta a educadora Jussara Hoffmann, que esteve presente no curso de extensão do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) e do Programa de Formação Continuada de Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira.

O curso, coordenado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo, foi realizado quarta-feira (04), no auditório da URI, em Santo Ângelo, e contou com a presença de cerca de 250 professores da Educação Básica de oito Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

04112015_PNEM_SANTO_NGELO_ANA_BOBRZYK_37_optRepensando métodos avaliativos na Educação Básica
O tema abordado no segundo encontro do curso tratou sobre Avaliação Emancipatória (ou Avaliação Mediadora, conforme termo utilizado por Hoffmann), que se caracteriza pelo uso de registros da construção de cada aluno e do coletivo, sinalizando possibilidades de intervenções necessárias ao avanço e à construção do conhecimento. Ela tem a finalidade de acompanhar e intervir ao longo do processo, tendo por base o pressuposto de que todos aprendem de jeitos diferentes. Para Hoffmann, a forma de avaliar na Educação Básica ainda é classificatória, a qual tem como característica o julgamento de resultados, o pressuposto de que todos aprendem da mesma forma, além do uso de registros qualitativos para aprovação ou reprovação. “Um examinador de uma prova de vestibular, por exemplo, não é um mediador. Temos que ter o cuidado de não reproduzir, em sala de aula, esses processos avaliativos classificatórios. Segundo a Unesco, está comprovado que a reprovação não significa melhoria de aprendizagem para nenhum aluno”, declara a educadora, que há mais de 30 anos estuda o assunto.

04112015_PNEM_SANTO_NGELO_ANA_BOBRZYK_66_optA UFFS e a formação continuada
O curso de Extensão foi disponibilizado gratuitamente pela UFFS aos professores e teve dois encontros, totalizando 40 horas. O primeiro, que abordou o tema Seminário Integrado, foi realizado no início de outubro e contou com a presença da assessora pedagógica da Coordenação e Gestão do Ensino Médio e da Educação Profissional do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, Silvana Oliveira Carvalho.
Os dois temas abordados foram resultados de um levantamento das demandas requeridas pelos professores durante a realização do PNEM e do Programa de Formação Continuada, no ano de 2014. O primeiro, proposto pelo governo federal e com abrangência nacional, e o segundo, idealizado e articulado pela UFFS, tem abrangência estadual, formando cerca de 23 mil profissionais da Educação das 1063 escolas com Ensino Médio.

Maior programa de formação do Brasil
O Programa de Formação Continuada de Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira é o maior projeto de Extensão da Universidade e, segundo o diretor do Campus Cerro Largo, Ivann Carlos Lago, se tornou o maior programa de formação de professores do Brasil. Ele explica que o foco na Educação é uma opção institucional, já que “a UFFS foi criada a partir de movimentos sociais regionais que tinham como marca o pleito, a luta e a intenção de que a Universidade não só fosse criada para ser pública, federal, mas que ela tivesse essa identidade. Dessa forma, a Universidade abraça o Programa para que ele se reforce e se torne maior a cada ano e isso só é possível porque estamos em uma região onde os professores das escolas aceitaram encarar esse desafio”.

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...