quarta-feira, 25 de novembro de 2015

1ª.CONFERÊNCIA MISSIONEIRA DE TURISMO.

1º Conferência Missioneira de Turismo será realizada em dezembro, em Cerro Largo

25 de Novembro de 2015
Com o objetivo de promover a articulação entre a Gestão Pública local, a sociedade civil organizada e Instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento do turismo na região das Missões, fonte de desenvolvimento sustentável, o Departamento de Turismo – DETUR, a Fundação dos Municípios das Missões – FUNMISSÕES e a Associação dos Municípios das Missões – AMM estarão promovendo, no dia 7 de dezembro, na sede da AMM em Cerro Largo, a 1ª Conferência Missioneira de Turismo.
A programação terá início às 8h, com credenciamento. Em seguida, às 8h30min, será servido café com pratos típicos dos municípios das Missões e, às 9h, ocorrerá a abertura solene com a participação de autoridades.

Os trabalhos terão início às 9h30min, com o 1º Painel “Incentivo à sociedade civil, setores públicos e instituições de ensino superior para investir na atividade turística”, com a participação de Abdon Barretto Filho, diretor de Turismo da Secretaria do Turismo do RS, e Amanda Bonoto Hoffmann Paim, coordenadora de Turismo do SEBRAE do RS, sob a mediação de Carlos Augusto Silveira Alves, turismólogo e hoteleiro, com a posterior formação dos grupos de trabalho para sugerir as estratégias.

Após o almoço, terá início, às 13h30min, o 2º Painel “Turismo Cultural: em busca do desenvolvimento turístico sustentável”, com explanações de Cristina Feijó, que abordará o tema “Visão do Estado em relação ao Turismo nas Missões”; e Ana Seichas, que discorrerá acerca do tema “IPHAN: turismo e patrimônio (valorização da paisagem cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guarani)”, tendo, como mediadora, Rut M. Friedrich Marquetto, turismóloga, mestre em Engenharia de Produção, doutora em Desenvolvimento Regional e docente no Mestrado de Gestão Estratégica de Organizações da URI-Santo Ângelo.

Em seguida, serão disponibilizados 15 minutos para o debate, com a organização do 3º Painel de dinâmica com os grupos formados antes do almoço para a sugestão de estratégias. Encerrado este painel, haverá novamente um intervalos e, na sequência, a realização das palestras “Turismo Rural: alternativa de desenvolvimento para a agricultura sustentável”, com Marlene Anschal, da EMATER São Pedro do Butiá, e “Gastronomia Missioneira no meio rural”, com a professora e doutora Maria Friedrich Marquetto, tendo Amanda Giuliane como mediadora.

Finalizados os painéis, os grupos de trabalho irão elaborar a Carta da 1º Conferência Missioneira de Turismo, na qual irá constar ações futuras a serem tomadas a partir dos principais temas elencados na conferência, bem como os atores institucionais que se envolverão na motivação e articulação de políticas voltadas ao Desenvolvimento
Turístico Missioneiro.

Por Emerson Scheis
Fonte: Assessoria de Imprensa/São Luiz Gonzaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PONTE BINACIONAL NA REGIÃO DAS MISSÕES JESUÍTICAS.

Região das missões jesuíticas contará com ponte binacional 14 de Fevereiro de 2019 Comitiva Região das Missões com Ministro do T...