quarta-feira, 25 de novembro de 2015

1ª.CONFERÊNCIA MISSIONEIRA DE TURISMO.

1º Conferência Missioneira de Turismo será realizada em dezembro, em Cerro Largo

25 de Novembro de 2015
Com o objetivo de promover a articulação entre a Gestão Pública local, a sociedade civil organizada e Instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento do turismo na região das Missões, fonte de desenvolvimento sustentável, o Departamento de Turismo – DETUR, a Fundação dos Municípios das Missões – FUNMISSÕES e a Associação dos Municípios das Missões – AMM estarão promovendo, no dia 7 de dezembro, na sede da AMM em Cerro Largo, a 1ª Conferência Missioneira de Turismo.
A programação terá início às 8h, com credenciamento. Em seguida, às 8h30min, será servido café com pratos típicos dos municípios das Missões e, às 9h, ocorrerá a abertura solene com a participação de autoridades.

Os trabalhos terão início às 9h30min, com o 1º Painel “Incentivo à sociedade civil, setores públicos e instituições de ensino superior para investir na atividade turística”, com a participação de Abdon Barretto Filho, diretor de Turismo da Secretaria do Turismo do RS, e Amanda Bonoto Hoffmann Paim, coordenadora de Turismo do SEBRAE do RS, sob a mediação de Carlos Augusto Silveira Alves, turismólogo e hoteleiro, com a posterior formação dos grupos de trabalho para sugerir as estratégias.

Após o almoço, terá início, às 13h30min, o 2º Painel “Turismo Cultural: em busca do desenvolvimento turístico sustentável”, com explanações de Cristina Feijó, que abordará o tema “Visão do Estado em relação ao Turismo nas Missões”; e Ana Seichas, que discorrerá acerca do tema “IPHAN: turismo e patrimônio (valorização da paisagem cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guarani)”, tendo, como mediadora, Rut M. Friedrich Marquetto, turismóloga, mestre em Engenharia de Produção, doutora em Desenvolvimento Regional e docente no Mestrado de Gestão Estratégica de Organizações da URI-Santo Ângelo.

Em seguida, serão disponibilizados 15 minutos para o debate, com a organização do 3º Painel de dinâmica com os grupos formados antes do almoço para a sugestão de estratégias. Encerrado este painel, haverá novamente um intervalos e, na sequência, a realização das palestras “Turismo Rural: alternativa de desenvolvimento para a agricultura sustentável”, com Marlene Anschal, da EMATER São Pedro do Butiá, e “Gastronomia Missioneira no meio rural”, com a professora e doutora Maria Friedrich Marquetto, tendo Amanda Giuliane como mediadora.

Finalizados os painéis, os grupos de trabalho irão elaborar a Carta da 1º Conferência Missioneira de Turismo, na qual irá constar ações futuras a serem tomadas a partir dos principais temas elencados na conferência, bem como os atores institucionais que se envolverão na motivação e articulação de políticas voltadas ao Desenvolvimento
Turístico Missioneiro.

Por Emerson Scheis
Fonte: Assessoria de Imprensa/São Luiz Gonzaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...