terça-feira, 31 de maio de 2016

ASSEMBLÉIA DA AMM COM TEMAS ESTRATÉGICOS.

Temas estratégicos para o desenvolvimento regional foram deliberados em assembleia da AMM

31 de Maio de 2016
Temas estratégicos para o desenvolvimento regional foram deliberados em assembleia da AMM
Prefeitos da AMM com o Estudo Técnico da Ponte Internacional
Região missioneira segue unida na luta pela ponte internacional Porto Xavier/San Javier

Manutenção da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, ponte internacional Brasil/Argentina, audiência pública sobre os municípios sem acesso asfáltico, planejamento estratégico regional, passagem da tocha olímpica pela região, turismo missioneiro, entre outros assuntos relevantes, pautaram a reunião mensal da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões) realizada dentro das festividades da 13ª Polfest Internacional, em Guarani das Missões, na sexta-feira (27).
Prefeita anfitriã, Janete Dauek, acompanhada da rainha e princesas da Polfest, equipe da administração municipal e comunidade guaraniense, deu as boas vindas aos colegas prefeitos e demais convidados. “É com muita alegria que recebemos a todos neste encontro mensal da nossa AMM, que ocorre em meio às comemorações dos 57 anos de emancipação político-administrativa de Guarani das Missões, a Capital Polonesa dos Gaúchos”, orgulhou-se a prefeita.

Coordenadoria Regional de Saúde
Diante da possibilidade de que existe um planejamento por parte do governo estadual para reduzir o número de coordenadorias regionais de saúde, informação que também chegou à Famurs, por precaução, a AMM resolveu se antecipar e tomar as devidas providências.
Por decisão dos gestores municipais que estavam presentes na assembleia em Guarani, como medida preventiva, foi encaminhado um documento formal ao governador e ao secretário de Saúde do RS, em favor da manutenção da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, cuja sede é em Santo Ângelo, com atendimento aos 26 municípios da região das Missões. “Este assunto merece uma grande mobilização da AMM e de todos os prefeitos missioneiros”, afirmou o presidente Valdir Andres.

Ponte internacional
Paulo Somer, que é prefeito de Porto Xavier, entregou ao presidente da AMM o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), praticamente completo, com informações sobre a ponte internacional entre Brasil e Argentina. Sommer reiterou que a região das Missões não está medindo forças com outras regiões que almejam o mesmo pleito. “São questões técnicas que, realmente, comprovam as vantagens da construção da ponte em Porto Xavier. Conforme já foi dito pelo próprio DNIT”, enfatizou Paulo.

Diante da explanação do prefeito Somer, Valdir Andres propôs ao colegiado de prefeitos, que aprovou por unanimidade, a retomada imediata de audiências em Brasília para cobrar uma decisão do governo federal quanto a divulgação do resultado do EVTEA. “Não é mais possível que se postergue o anúncio deste estudo, que se prolonga há mais de 40 anos. Já solicitamos as reuniões na capital federal, pois precisamos avançar nesta luta”, assegurou o presidente da AMM acrescentando que pela primeira vez, a Associação tem em mãos um estudo técnico de governo sobre a questão das pontes. “Considero este momento muito importante, pois com este material podemos produzir um documento histórico”, concluiu o prefeito santo-angelense.

Municípios sem acesso asfáltico
Na próxima sexta-feira (3), às 14 horas, Pirapó vai sediar uma audiência pública que vai tratar sobre a situação dos municípios sem acesso asfáltico da região das Missões (Ubiretama, Garruchos, Eugênio de Castro, Rolador e Pirapó). O evento, que acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores, é promovido pela Comissão Especial dos Municípios sem Acesso Asfáltico da Assembleia Legislativa do RS, presidida pelo deputado Gilmar Sossela, que conduzirá os trabalhos. Prefeito anfitrião, Arno Werle reforçou a necessidade da presença de todos os prefeitos da AMM na tarde de sexta, como forma de demonstração de que os 26 municípios estão unidos nesta reivindicação, fundamental para impulsionar a economia local e regional.

Planejamento estratégico regional
Presidente do Corede Missões, José Cláudio Lourega Reis fez questão de reafirmar a parceria do Corede em todos os eixos de atuação que fomentem o desenvolvimento social, econômico e sustentável dos municípios e da região das Missões. Acompanhado de representantes da Universidade Regional Integrada – URI, campus Santo Ângelo, Lourega fez uma breve apresentação sobre o planejamento estratégico regional, que está sendo desenvolvido juntamente com a URI.
Ele destacou que com este propósito, estão sendo agendadas reuniões em todos os municípios da AMM. “Precisamos do apoio de todos os prefeitos para definir quais são as potencialidades e fraquezas de cada município. E, a partir destas demandas, fortalecer a expansão de toda a região”, salientou o dirigente do Corede Missões ao reiterar: “contamos com a imprescindível colaboração das administrações municipais e de todos os cidadãos missioneiros”.

Ações do DETUR
O turismo missioneiro esteve representado e foi divulgado na BNT Mercosul, em Itajaí/SC, dias 20 e 21 de maio, e na 8ª Assembleia dos 30 Povos Jesuíticos-Guaranis, em San Ignácio Guazú, no Departamento de Misiones/Paraguai, que ocorreu no msmo período, conforme informou a diretora do Detur/Funmissões e prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia.
Além da participação em feiras e eventos, outras importantes iniciativas estão sendo desenvolvidas pela Funmissões e serão apresentadas na próxima reunião do Departamento, que acontece dia 9 de junho, às 14 horas, no Centro Municipal de Cultura em Santo Ângelo.

Tocha Olímpica
Desde já a região das Missões está convidada para participar do Evento de Revezamento da Tocha Olímpica dia 4 de julho deste ano, que vai passar por São Miguel das Missões, na parte da manhã, e por Santo Ângelo a partir do meio-dia. Uma programação especial, que em breve será divulgada, está sendo preparada por comissões organizadoras dos dois municípios para acolher os visitantes, em mais este momento histórico que será vivenciado pelos missioneiros.

Próxima assembleia
Também participaram da reunião em Guarani das Missões secretários municipais, vereadores, imprensa, soberanas dos municípios de São Nicolau, Salvador das Missões, São Pedro do Butiá e São Paulo das Missões, deputados federais, estaduais, e comunidade em geral, que na sequência da programação prestigiaram a abertura oficial da 13ª Polfest Internacional.
A próxima assembleia mensal da AMM será dia 17 de junho em Cerro Largo, na sede da Associação, ou no município de Eugênio de Castro, anfitrião do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...