Novo projeto de Extensão da UFFS em parceria com MDA tem investimento de R$ 11 milhões
www.uffs.edu.br
O Ministério do Desenvolvimento Agrário lançou na última semana o Plano Safra 2016-2017. Entre as ações, está o apoio ao cooperativismo, com destaque especial para a parceria com a UFFS. Com recursos descentralizados pelo MDA, a UFFS coordenará o projeto “Qualificação de conselheiros de administração e fiscal de cooperativas da agricultura familiar”, que tem como principal objetivo aperfeiçoar a gestão dessas cooperativas, visando à ampliação do acesso às políticas públicas e ao fortalecimento da agricultura familiar.
A metodologia tem como foco central a realização de 200 cursos de qualificação em gestão de diretores e conselheiros fiscais. Para a viabilização desta ação estão previstas outras ações de apoio: construção do projeto político pedagógico do curso e o acompanhamento da realização dos cursos, produção do material didático e produção de pesquisas e estudos sobre gestão de cooperativas da agricultura familiar.
A área de abrangência deste projeto é o território nacional. Os investimentos chegam a R$ 11 milhões. Esse é o maior projeto já desenvolvido pela UFFS. Serão 9 mil dirigentes de cooperativas qualificados pelo projeto. Para a execução, o MDA selecionou, através de edital, mil cooperativas da agricultura familiar. Cada cooperativa selecionada participará com nove membros de seus conselhos nos cursos (três diretores efetivos do Conselho de Gestão, três diretores suplentes do Conselho de Gestão e três conselheiros fiscais). O projeto será coordenado pelo professor do Campus Chapecó, José Tadeu Leal Peixoto
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário