sábado, 3 de março de 2018

ÁLVARO DIAS RECEBE REIVINDICAÇÕES DA AMM.

AMM ENTREGA REIVINDICAÇÕES AO PRÉ-CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DO BRASIL, ALVARO DIAS
03 de Março de 2018
Prefeitos que congregam a Associação dos Municípios das Missões (AMM), se reuniram com o pré-candidato à presidência da República pelo Podemos (antigo PTN), o senador paranaense Alvaro Dias, no auditório da URI-Santo Ângelo, na noite de sexta-feira (3/3). No encontro, o presidente da AMM, Brasil Antonio Sartori, conjuntamente com os demais chefes do Executivo, fizeram uma uma explanação sobre as reivindicações prioritárias em diferentes áreas, fundamentais para alavancar o desenvolvimento social e econômico da região das Missões.

"Entregamos ao pré-candidato um documento formalizando e contextualizando a relevância dos pleitos missioneiros, que viemos trabalhando juntos aos governos federal e estadual. Além disso, pedimos o seu comprometimento para que, se eleito, dê a devida atenção à nossa região e aos 26 municípios que a integram", evidenciou Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís.
O dirigente destacou que entre as principais lutas da região está a construção da ponte internacional Porto Xavier/San Javier. Sobre isso, ele relatou ao pré-candidato que trata-se de um marco histórico em termos de união e mobilização da região das Missões, a conquista dos recursos da emenda parlamentar de bancada para auxiliar na viabilização da tão sonhada obra.

PLEITOS MISSIONEIROS
São muitas as ações missioneiras que precisam ser consolidadas. Algumas delas: construção da Ponte Internacional Porto Xavier (Brasil) X San Javier (Argentina), que liga toda a região Noroeste/Norte do Estado do Rio Grande do Sul à Província de Misiones/AR, e localiza-se no coração do Circuito Jesuítico da América Latina; instalação dos Free Shops em Porto Xavier; acesso asfáltico aos municípios de Garruchos, Pirapó, Rolador e Ubiretama; acessos asfálticos aos sítios arqueológicos de São João Batista, de São Lourenço, do Santuário do Caaró, e do Santuário Assunção do Ijuí; melhoria na infraestrutura de telefonia celular; internacionalização do aeroporto regional de Santo Ângelo; implantação do novo trecho da BR 392 entre Santo Ângelo e São Pedro do Sul; pavimentação da BR 472 ligando os municípios de São Borja a Santo Cristo (rodovia costeira).

Alem dessas, merecem a mesma importância a recuperação do passivo nas cirurgias eletivas; recuperação dos fundos previdenciários municipais (RPPS); Memorial de São Borja; apoio à UTI do Hospital Regional São Luiz Gonzaga; ampliação do Hospital Regional de Santo Ângelo; implantação de uma UTI Neonatal e o credenciamento na Oncologia pelo SUS em São Borja; investimentos em infraestrutura urbana e turística nos 26 municípios da região das Missões; um amplo plano de marketing, de promoção e divulgação do destino turístico Rota Missões; execução o PAC Cidades Históricas em São Miguel das Missões, no Patrimônio Histórico da Humanidade, o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.
REFORMA TRIBUTÁRIA

Prefeito anfitrião, Jacques Barbosa pediu ao pré-candidado para que no próximo ano, se eleito, ele pense numa reforma tributária para o país. O prefeito santo-angelense referiu-se ao fato de que as grandes demandas estão nos municípios e, cerca de 60% dos impostos vão para Brasília. "Sabemos que não será uma tarefa fácil, mas os municípios são dignos e merecedores de receber mais que os 12% que vem pra nós. O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é insuficiente para atender todas as nossas necessidades", enfatizou Jacques Barbosa.

DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
Após ouvir os prefeitos da AMM, o pré-candidato ressaltou que a descentralização administrativa só traz resultados positivos e que o Brasil precisa aprender a descentralizar. Alvaro Dias reforçou que do bolo total da arrecadação nacional, 56% tem origem nas contribuições sociais e que estes recursos não são compartilhados com o Fundo de Participação dos Estados e dos Municípios. Ou seja, ficam integralmente nos cofres da União.
"Precisamos fazer uma reforma no sistema federativo, que está desequilibrado. Um novo pacto federativo para uma melhor redistribuição dos recursos, de forma mais equitativa. Se as tarefas são repassadas, também os recursos precisam ser repassados", afirmou o senador ao acrescentar: "tenho entre os projetos a valorização das ações dos municípios, em especial a saúde pública e educação".

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Assim que finalizou a reunião com os prefeitos missioneiros, Alvaro Dias proferiu palestra com o tema Conjuntura Política Nacional, atendendo ao convite do deputado federal Cajar Nardes, que, juntamente com o presidente da AMM, viabilizou a agenda com os prefeitos da região.
Inicialmente, o diretor da URI-Santo Ângelo, Gilberto Pacheco, agradeceu a presença de todos, destacando a relevância de receber um candidato à presidência do país. "Estamos aqui em uma universidade comunitária, pois no BrasIl tem universidade privada, federal, estadual e a comunitária. Esta última, é um modelo diferente, que surgiu na região das Missões antes das federais", explicou o diretor.
Pacheco citou o Plano Nacional de Educação, que tem 20 metas, feito há quatro anos e que vai até 2024. "A meta 12 deste Plano prevê que 33% dos jovens, com idade entre 18 e 24 anos, deverão estar na universidade. Mas, lamentavelmente no Brasil somente 17% dos jovens estão cursando faculdade. Por isso, senador Alvaro Dias, lhe pedimos atenção especial para esta área, pois a educação é a única forma de mudar esse país", clamou o diretor da URI.

REFUNDAR A REPÚBLICA
Em sua palestra, o senador paranaense deixou claro o seu eixo de campanha: Refundar a República. Alvaro Dias garantiu que, se eleito presidente, pretende refundar a República num período de 100 dias. Na prática, significa implementar medidas saneadoras e que acabem com o foro privilegiado, adotar uma política de desestatização e de enxugamento da máquina pública.

CANDIDATOS PRESIDENCIÁVEIS
De acordo com o presidente da Associação dos Municípios das Missões, o planejamento da AMM é organizar uma agenda com os demais pré-candidatos à Presidência da República, com o objetivo de dialogar e buscar apoio do futuro dirigente do país para as demandas missioneiras.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...