terça-feira, 7 de agosto de 2018

A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO TURÍSTICO NA REGIÃO.

INVESTIMENTO NO TURISMO DA REGIÃO É DESTAQUE EM REUNIÃO DO DETUR
Cerro Laargo,07 de Agosto de 2018
 
Reunião realizada nesta terça-feira, no Auditório Ferdinando Dugatto, da Rádio São Luiz, tratou da importância de maiores investimentos no setor turístico da região, de como ele é imprescindível para o crescimento da economia, na geração de empregos e da infraestrutura local.
Com grande participação de prefeitos e líderes do setor, a reunião abriu margem para grandes debates visionando métodos de investir e atrair mais turistas para a região. O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Luiz Brondani, ressaltou a importância do trabalho coletivo de toda região de se unirem em prol do turismo de modo que o setor cresça e por consequência traga maiores investimentos a todos os departamentos. O diretor do Detur, Ricardo Klein, também se manifestou sobre o investimento do turismo e cultura na região, discutiu sobre o programa de palestras nas escolas municipais, que tratará sobre a história missioneira e levará conhecimento à população das suas origens.
Também foi abordado pelo presidente da AMM, Paulo Peixoto, sobre o andamento do projeto de construção da ponte internacional Porto Xavier/San Javier, informando que na próxima segunda-feira (13), será entregue ao DNIT o anteprojeto da Ponte Internacional para aprovação do órgão responsável e assim concluir mais um passo desse grande objetivo. Além disso, ressaltou os avanços que a região vem conquistando no setor turístico, o que cada município vem investindo nas redes hoteleiras, em novas atrações turísticas, valorizando mais a cultura, a música nativa gaúcha e as danças tradicionalistas. Também citou sobre o programa de financiamento nacional pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e os benefícios que esse financiamento proporcionará para o estado.
O secretário adjunto da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, André Kryszczun, manifestou seu apreço pelos trabalhos que vêm sendo realizados pelos municípios missioneiros para o desenvolvimento do turismo, afirmando que região nunca foi tão bem assistida pelo instituto IPHAN, como está sendo desde que a superintendente Juliana Erpen assumiu, pelo acompanhamento e valorização dos sítios arqueológicos e toda riqueza histórica missioneira, concluindo de como a importância  do projeto de sinalização turística tem para a continuação do progresso turístico.
A superintendente do Instituto IPHAN, Juliana Erpen, grande admiradora das missões, como se auto-intitula, colocou a evolução que o setor vem sofrendo, de como os municípios tem se mobilizado e como isso é essencial para que as coisas aconteçam.

EM FOCO A PONTE-MONUMENTO INTERNACIONAL PORTO XAVIER/SAN JAVIER E SEU CONCEITO TURÍSTICO
Ovídio Kaiser, secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, também participou ativamente da reunião, expôs ao conhecimento de todos os presentes a evolução do projeto da Ponte Internacional com o governo argentino, e como ela abre margem para o turismo regional. O secretário ressaltou sobre o investimento no projeto “ Missões nas Escolas”, para professores e alunos do ensino médio, pelo professor, Sérgio Venturine, que ministrará palestras sobre a origem missioneira, que acontecerá no meses de agosto, setembro e outubro, a fim de desenvolver métodos didáticos para introduzir a história missioneira em todas as matérias de ensino.
Ainda teve apresentação do Plano Municipal de Turismo de São Luiz Gonzaga, pelo presidente do COMTUR, Carlos Sidnei Ferreira, que explanou aos presentes a forma que o mesmo vem sendo executado, e como ainda precisa ser desenvolvido conforme o plano desenvolvido.
Por fim o prefeito Brasil Sartori, destacou o importante evento do Conselho Trinacional dos Governos Missioneiros que acontecerá nos dias 13 a 15 de agosto, no Paraguai, no qual será o representante brasileiro no “Projeto dos 30 povos” para maiores tratativas e avanços do programa turístico internacional.

Por Kerly Nasser-Site AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...