segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

AGRONOMIA DA UFFS APRESENTA NOVO PROJETO PEDAGÓGICO.

Campus Cerro Largo: curso de Agronomia apresenta novo Projeto Pedagógico


02112015_AGRONOMIA_ANA_BOBRZYKEm novembro deste ano foi aprovado, pelo colegiado do curso, o novo Projeto Pedagógico do curso (PPC) de Agronomia da UFFS – Campus Cerro Largo. Entre as principais mudanças, destacadas pelo coordenador do curso, Sidinei Zwick Radons, estão a ampliação do número de componentes curriculares optativos, as adaptações para alinhar-se às modificações nos Domínio Comum e Conexo – no âmbito da UFFS –, a redução da carga horária, entre outros itens. Sobre esse último, Sidinei afirma que o curso exigia uma carga de mais de 4500 horas, “os estudantes tinham que fazer mais de 30 créditos por semestre e isso, de certa forma, impossibilitava-os no engajamento de trabalhos de Pesquisa e Extensão”, explica. O PPC atual conta com 4140 horas no total.
Outro ponto reformulado foi a denominação dos cursos de Agronomia da UFFS, não sendo mais apenas uma “Ênfase em Agroecologia” e sim “Linha de Formação em Agroecologia”. “O novo PPC também reafirmou esse viés, essa linha de formação e a cientificidade que isso implica, pois a agroecologia não é simplesmente não usar pesticidas ou agrotóxico, é uma técnica que exige muito mais conhecimento do que a agricultura convencional”, argumenta o coordenador. Ainda, a reformulação foi desenvolvida com os objetivos de redefinir pré-requisitos, explicitar a carga horária das aulas práticas (por sugestão do MEC) e aprofundar a compreensão das características e do papel de cada Linha Curricular.
As modificações incidiram principalmente nos componentes curriculares a serem ministrados a partir da 4ª fase, o que permite que estudantes que ingressaram no curso em 2015 façam a migração para o novo curso sem grandes dificuldades.
Perfil do curso de Agronomia
O curso de Agronomia do Campus Cerro Largo é de turno integral, modalidade presencial e o estudante egresso se forma Bacharel em Agronomia. Todos os anos, a UFFS abre 50 vagas para ingresso, pelo SiSU, no início do primeiro semestre. "O curso de Agronomia é um dos mais procurados de todos os seis campi da UFFS. Além disso, segundo Sidinei, é o que apresenta a menor taxa de evasão do Campus. Nosso saldo de vagas no início do ano era de -3 e no meio do ano passou para -6, pois alguns alunos retornaram de trancamento e mobilidade acadêmica. Ou seja, não há vagas ociosas no momento”, revela.
O egresso do curso sai preparado para utilizar conceitos e princípios agroecológicos, visando ao planejamento e ao manejo de agroecossistemas ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socioculturalmente aceitáveis, com sólidos conhecimentos técnico-científicos.
www.uffs.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PONTE BINACIONAL NA REGIÃO DAS MISSÕES JESUÍTICAS.

Região das missões jesuíticas contará com ponte binacional 14 de Fevereiro de 2019 Comitiva Região das Missões com Ministro do T...