segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

AGRONOMIA DA UFFS APRESENTA NOVO PROJETO PEDAGÓGICO.

Campus Cerro Largo: curso de Agronomia apresenta novo Projeto Pedagógico


02112015_AGRONOMIA_ANA_BOBRZYKEm novembro deste ano foi aprovado, pelo colegiado do curso, o novo Projeto Pedagógico do curso (PPC) de Agronomia da UFFS – Campus Cerro Largo. Entre as principais mudanças, destacadas pelo coordenador do curso, Sidinei Zwick Radons, estão a ampliação do número de componentes curriculares optativos, as adaptações para alinhar-se às modificações nos Domínio Comum e Conexo – no âmbito da UFFS –, a redução da carga horária, entre outros itens. Sobre esse último, Sidinei afirma que o curso exigia uma carga de mais de 4500 horas, “os estudantes tinham que fazer mais de 30 créditos por semestre e isso, de certa forma, impossibilitava-os no engajamento de trabalhos de Pesquisa e Extensão”, explica. O PPC atual conta com 4140 horas no total.
Outro ponto reformulado foi a denominação dos cursos de Agronomia da UFFS, não sendo mais apenas uma “Ênfase em Agroecologia” e sim “Linha de Formação em Agroecologia”. “O novo PPC também reafirmou esse viés, essa linha de formação e a cientificidade que isso implica, pois a agroecologia não é simplesmente não usar pesticidas ou agrotóxico, é uma técnica que exige muito mais conhecimento do que a agricultura convencional”, argumenta o coordenador. Ainda, a reformulação foi desenvolvida com os objetivos de redefinir pré-requisitos, explicitar a carga horária das aulas práticas (por sugestão do MEC) e aprofundar a compreensão das características e do papel de cada Linha Curricular.
As modificações incidiram principalmente nos componentes curriculares a serem ministrados a partir da 4ª fase, o que permite que estudantes que ingressaram no curso em 2015 façam a migração para o novo curso sem grandes dificuldades.
Perfil do curso de Agronomia
O curso de Agronomia do Campus Cerro Largo é de turno integral, modalidade presencial e o estudante egresso se forma Bacharel em Agronomia. Todos os anos, a UFFS abre 50 vagas para ingresso, pelo SiSU, no início do primeiro semestre. "O curso de Agronomia é um dos mais procurados de todos os seis campi da UFFS. Além disso, segundo Sidinei, é o que apresenta a menor taxa de evasão do Campus. Nosso saldo de vagas no início do ano era de -3 e no meio do ano passou para -6, pois alguns alunos retornaram de trancamento e mobilidade acadêmica. Ou seja, não há vagas ociosas no momento”, revela.
O egresso do curso sai preparado para utilizar conceitos e princípios agroecológicos, visando ao planejamento e ao manejo de agroecossistemas ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socioculturalmente aceitáveis, com sólidos conhecimentos técnico-científicos.
www.uffs.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...