Meninas de até 21 anos são as que mais compram pela internet, diz estudo do Campus Cerro Largo
Um
estudo realizado com estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
– Campus Cerro Largo revelou que as meninas com até 21 anos, residentes na área
urbana do município, são as que mais realizam compras virtuais. A pesquisa
aponta também que a principal forma de pagamento é o boleto bancário, e as
principais compras são roupas, calçados e livros, em um gasto médio entre R$ 101
e R$ 250.
Outro aspecto levantado pelo estudo
foi o financeiro: a maioria dos entrevistados é dependente da ajuda dos pais
(72,2%). Grande parte dos estudantes recebe um montante entre R$ 251 até R$ 500
(30,7%); 21,6% dos alunos recebem entre R$ 501 até R$ 750; 15,5% recebem entre
R$ 751 e R$ 1000; 13,7% recebem mais de R$ 1000; e 7,6% recebem menos de R$ 250
mensalmente.
O questionário foi aplicado no mês de
setembro de 2015 para uma amostra de 460 alunos da graduação e foi objeto de
análise para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico de
Administração João Paulo Ames Pereira, orientado pela professora Monize Sâmara
Visentini. O objetivo do trabalho foi identificar o perfil de consumidor virtual
dos alunos da UFFS – Campus Cerro Largo. Um perfil de consumidor, segundo João
Paulo, “é rastrear por meio das combinações de índice econômico, formas de
pagamentos mais utilizadas, motivos para utilização, idade, gênero, entre outros
pontos”, explica. Monize afirma que esse tipo de pesquisa “pode contribuir,
principalmente, para o planejamento de estratégias de marketing das empresas da
região que atendem a este público-alvo”, diz.
O TCC observou que apenas 11,4% dos
alunos não tinham acesso à internet antes de ingressarem na UFFS, e a
Universidade tornou-se o segundo lugar de onde mais acessam (40,5%), enquanto a
moradia dos estudantes está à frente, com 43,1%. A principal motivação para
acessar a internet, entre esses estudantes, são os fins acadêmicos (25,4%) e, em
segundo lugar, as redes sociais (24,5%).
Sobre a sensação de insegurança na
hora de comprar pela internet a maioria dos entrevistados considera seguro
realizar compras virtualmente, sendo que o maior medo é com relação à chegada do
produto. Por fim, verificou-se que grande parte dos respondentes – 75,4% – nunca
tiveram problemas ao realizar compras pelo comércio eletrônico e 97,4% pretendem
utilizar essa plataforma de compra novamente.
A aplicação do questionário foi feita
pela Empresa Júnior do Campus. Os membros da Integração Júnior passaram nas
salas de aulas entrevistando de forma aleatória os alunos. Mais detalhes sobre o
estudo, bem como a obtenção da cópia do trabalho de conclusão, podem ser obtidos
por meio do e-mail
jotapepereira92@outlook.com
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário